O comércio local precisa do seu apoio
Em tempos de e-commerce, em que tudo é fácil de ser adquirido e pode vir de todos os cantos do mundo, valorizar o comércio da cidade onde se vive e principalmente os pequenos comerciantes ou profissionais nunca foi tão importante. O incentivo dos clientes para que as pessoas cresçam nos ramos que atuam é fundamental para que o negócio dê certo e prospere. Em tempos incertos e com a crise econômica podendo se intensificar, a prática de fortalecer o comércio local se faz ainda mais necessária.
Quando o Covid-19 foi percebido como um vírus altamente contagioso, foi preciso tomar medidas drásticas relacionadas ao contato de pessoa para pessoa e convívio social. Grandes potências mundiais estabeleceram que o isolamento e distanciamento social seriam medidas necessárias. Essas medidas chegaram ao Brasil, fazendo com que todas as empresas que não fossem consideradas de serviços essenciais (como os mercados e postos de gasolina), mantivessem suas portas fechadas e não recebessem clientes. Isso preocupou toda a população e deu uma balançada na economia gerando um cenário de pânicos e incertezas.
Levando em conta esse cenário, os pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos foram os que mais sofreram. A maioria deles não possuía uma reserva financeira para um longo período sem vendas, podendo correr o risco de fechar e gerar desemprego. Já conversamos algumas vezes sobre a importância de valorizar e incentivar o comércio local, mas precisamos reforçar essa prática.
O comércio local é importante na geração de empregos. Independente do segmento sempre é necessária mão de obra. A demanda tende a aumentar quando os negócios prosperam e estão em uma boa fase de vendas. É importante que nesse processo as empresas também se apóiem, tendo comerciantes locais como seus parceiros e fornecedores.
Comprando na sua cidade, você tem os serviços e mercadorias próximos sem ter que se deslocar para grandes centros ou esperar dias/meses pela entrega. Com o comércio local girando, aumentam as opções de produtos, gerando a competitividade e fazendo com que os preços do mercado fiquem mais atrativos. Isso gera mais impostos pagos, movimentando a economia da cidade. Assim, abre-se espaço para o surgimento de novos setores, possibilitando soluções, inovações e investimentos para região onde você mora, valorizando o lugar.
Por isso, para ajudar o comércio local, é importante que você efetue todas as suas compras na cidade onde mora, priorizando as coisas básicas e depois partindo para as maiores sempre negociando para que o negócio seja bom para ambos. Você também pode colaborar divulgando as redes sociais das empresas, compartilhando suas promoções e produtos ou falando sobre uma experiência positiva, isso faz com que você gere interesse de outras pessoas pela empresa e ao mesmo tempos as conscientize sobre a importância de colaborar com o negócio local. Se você não pode ir à loja uma solução ótima é adquiri vale-compras ou cartões de presentes para poder retirar seus produtos em outro momento, assim como pedir um delivery no caso das empresas de comida. Seja um incentivador!
Larissa Lucian
COMENTÁRIOS