Quem pensa enriquece


       Algumas semanas atrás fui convidado a escrever a contracapa de um dos livros mais famosos do mundo, para um relançamento no Brasil. 

     Por que será que o livro QUEM PENSA ENRIQUECE  é o  9º livro mais vendido no mundo em todos os tempos; e é o número 1 na área de negócios, e no geral, fica atrás apenas da Bíblia Sagrada e os outros livros das grandes religiões?  A literatura  “como tornar-se bem sucedido” é um gênero editorial que ocupa milhares de quilômetros em prateleiras de livrarias americanas e  no mundo. Eles começaram a surgir por volta de 1790, com a autobiografia do grande Benjamim Franklin, um dos fundadores dos Estados Unidos da America. Em seu livro, Franklin motiva,encoraja e educa os seus leitores por meio de seus discursos, sendo que alguns desses entraram no vocabulário corrente como, por exemplo, “não há ganho sem dor” e “Deus ajuda quem cedo madruga”. 

       Com seus discursos Franklin inaugurou o que se pode chamar de literatura do desenvolvimento pessoal, um conceito da ciência do comportamento que já encorajou multidões de pessoas no mundo inteiro, servindo de educação informal para a vida e para os negócios. 

Mais de meio século depois, em 1874 , surgiu o livro “Dando-se bem com o mundo” , de William Matthew. Matthew foi o primeiro a tratar o tema da busca por uma vida acima da média de um modo intencional. Foi ele quem abriu o caminho para outros autores, vindo depois milhares de novos livros com essa temática. Mas por quê – entre milhares de títulos – o ‘Quem Pensa Enriquece’ é O MAIS VENDIDO DE TODOS OS TEMPOS? 

Se todos’ pensam’, então porquê todos não são ricos ? 

      Sabe por quê?  PORQUE OS RESULTADOS SEMPRE FALAM  A VERDADE.   Até hoje – 150 anos depois – os livros de desenvolvimento pessoal  continuam a ser editados a plena força e vigor .  É porque de fato eles têm um impacto positivo na vida das pessoas; sem resultados positivos nada permanece por muito tempo. Mas o livro QUEM PENSA ENRIQUECE É ESPECIAL . Dentro desse livro tem um grande segredo . Se você quiser ser o senhor do seu destino e capitão da sua mente,  leia – o  atentamente, como um guerreiro que vai pra guerra e   convoca o espírito das águias para ter a visão de 360 graus , como um pesquisador que vai cautelosamente explorando a mina atrás dos melhores diamantes!

Conheci a obra de Napoleon Hill em 1978, com 14 anos,  em Balneário Camboriú – SC . Esta obra me tirou de uma situação muito adversa.  Fui engraxate , vendedor de picolé, servente de pedreiro , vendedor de lenha de casa em casa e até empacotador no supermercado em troca de gorjetas, para com isso ajudar no sustento da família de dez irmãos. O trabalho duro nunca me tirou a vontade de  ler.  Para minha sorte, havia um exemplar deste livro na pequena biblioteca publica que ficava a poucas quadras de onde eu morava.   

O que eu aprendi ? 

    Nessa obra eu aprendi algo memorável:  Que eu não era pobre; apenas não tinha dinheiro naquele momento.   Na  capa da primeira edição estava escrito em letras pequenas acima do título : Para homens e mulheres indignados com a pobreza !

Rebelei-me contra aquele cenário de dureza e decidi que não permaneceria mais muito tempo subordinado àquela situação difícil. 

 A  partir da mentoria  do livro de Napoleon Hill,  eu estruturei passo a passo um caminho, um planejamento minucioso que me levou – com o passar dos anos – a uma condição muito interessante e me possibilitou conhecer muitos países, ter encontros com reis e rainhas,como o Rei e a Rainha Máxima  da Holanda e com presidentes de nosso país; tive ainda a feliz distinção de participar como ouvidor convidado em eventos na sede da ONU em Nova Iorque, ministrar aulas como professor convidado da Universidade da Califórnia, alem de tornar-me conselheiro mundial da Fundação  Napoleon Hill ; todas as realizações me foram possíveis,  por que fiz um planejamento estruturado para construir uma vida de prosperidade baseado na obra do sr.Hill. 

     Sempre haverá abundância de capital para aqueles que ousam criar planos práticos para usar estes recursos.  

E é isto que este livro promove para todos nós. 

E Você ? 

Quer ser bem sucedido ? Prepare a sua mente ! 

 

   Jamil Albuquerque

Presidente do MASTERMIND e representante da Fundação Napoleon Hill para a língua portuguesa e América do Sul


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS