Energia, frequência e vibração
Um sistema complexo. Um universo inteiro com parte corpórea e parte energética. Um sistema complexamente humano e humanamente compreensível através do encontro das almas humanas. É mais fácil do que parece: compreender os chakras é entender a si mesmo e a sua própria mente. Para deixar mais simples, conversamos com a terapeuta holística Cíntia Cristiany Périco, de Salto Veloso, que tem 20 anos de atuação na área da saúde.
Formada em Educação Física pela FACEPAL (Palmas, Paraná), pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Unoesc Joaçaba, Cíntia cursou Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro em Porangaba (São Paulo), Psicologia Transpessoal pela Universidade da Paz e é pós-Graduada em Neuropsicopedagogia pela UNIASSELVI. Com base nos conhecimentos adquiridos em sua trajetória de muito estudo e preparação, a terapeuta atua com numerologia, hipnose e regressão, radiestesia, astrologia, reiki nível III, florais de Saint German, terapia com cristais, barras de acces, tarô terapêutico, apometria e Deeksha Giver. É instrutora de yoga pelo Instituto Visão Futuro, palestrante, orientadora de vivencias e curadora do Curso de Autocura e Autoconhecimento. Em uma conversa com a Êxito, ela explica o que são, como contribuem para o estado geral de saúde de cada ser humano.
O que são realmente os chakras?
É muito amplo e vasto o conhecimento sobre Chakras. O que trago aqui é sobre minha vivencia no Curso de Biopsicologia no Instituto Visão Futuro de Porangaba/SP, através do conhecimento maravilhosos da Dra. Susan Andrews, psicóloga e antropóloga, formada pela universidade de Harvard (EUA) e doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich (EUA), do livro “Mãos de Luz” de Bárbara Ann Brennan e do livro “O Médico Quântico” do Dr. Amit Goswami. A palavra Chakra vem do sânscrito e significa roda, plexo. São vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade.
Recentemente ingressaram na ciência “concreta” através do estudo da Dr. Valery Hunt da UCLA que explorou os chakras com eletrodos observando que a faixa elétrica normal do corpo é em torno de 250 ciclos por segundo. Mas EMGs (eletromiogramas) aferidos nas áreas dos Chakras detectam oscilações sinusoidais elétricas extremamente altas. Os centros dos Chakras controlam, como centrais telefônicas, o fluxo de energia sutil de toda área circunvizinha a sua localização. Os Chakras energizam o nosso corpo físico por meio de uma complexa e vasta rede de canais de energia chamados nádiis (rios), através dessas redes os Chakras controlam os plexos, os nervos, glândulas endócrinas e órgão situados nas respectivas regiões. Esse padrão de energia sutil foi visualizado como flores de lótus por antigos sábios, cada “pétala” dessa flor cria um fluxo específico de pensamento, um estado mental característico. Todas as nossas emoções são geradas por emanações vibracionais desses subcentros sutis dos Chakras chamados de Vrtti. Pelo controle dos Chakras e das glândulas podemos controlar nossas emoções e ter saúde física e mental.
O que são obstruções, desalinhamentos ou fissuras nos chakras?
Somos energia e como diria Nikola Tesla: “Se você quiser descobrir os segredos do universo, pense em termos de energia, frequência e vibração”. Nosso sistema de Chakras se encontra no corpo sutil chamado de Corpo Etéril ou Vital. Ele é fonte de toda a vitalidade física e o transmissor de energia no sistema. Porém essa energia não chega como deveria ou chega em pequena quantidade. Durante o sono é o momento em que “carregamos” nossa bateria dessa energia vital. Durante o dia vamos perdendo essa energia para executarmos as atividades cotidianas. O problema é que estamos perdendo rápido demais. Com base nos atendimentos que faço percebo que as pessoas “desaprenderam” a respirar por exemplo, sendo a respiração essencial para a absorção de prana (energia orgânica que compõe as correntes do corpo sutil). As pessoas respiram rápido demais, respirações curtas e muito peitoral. Isso causa essas obstruções, desalinhamento e fissuras, mas não podemos esquecer também de associar isso a um estilo de vida agitado sem contato com a natureza, com uma alimentação desequilibrada e constante acesso aos equipamentos eletrônicos que além das radiações (pense em termos de energia, frequência e vibração) saturam a nossa mente com informações desnecessárias e o excesso delas. Hoje se lermos essa revista inteira, teremos mais informações do que uma pessoa que viveu no século passado teve durante toda a sua vida. Estamos com sobrecarga de informações visuais, auditivas, táteis.
De uma maneira simples para a compreensão, quando um Vrtti é ativado por uma emoção isso deixa o Chakra desequilibrado. Esse padrão vibracional fluir pelos nadiis e perturba o corpo todo. Também isso vai estimular ou inibir a secreção das glândulas causando sub ou super secreção de hormônios, isso por sua vez vai ativar uma determinada resposta emocional e física.
Como podemos identificar esses problemas nos chakras?
Existem vários métodos para identificar. Claro que já adiantadamente quando somos acometidos por doenças, mas também quando sentimentos que se tornam repetitivos. Há uma gama de fatores. Eu utilizo para diagnóstico o Pendulo para discernir o estado dos Chakras. Há quem utilize a sensibilidade das mãos ou Alta Percepção Sensorial apenas olhando e observando os mesmos, mais é um nível muito elevado.
O que fazer para realinhar os chakras?
Podem ser utilizados florais, cromoterapia, técnicas de respiração, radiestesia, as ásanas do Yoga (exercícios psicofísicos que atuam tanto na camada mais densa quanto na mais sutil de nosso corpo-mente) e, é claro, a Meditação. Eu utilizo o Reiki, Radiestesia, Meditação, Floral e Yoga. Geralmente quando faço umas sessões para testes, algum Chakra está desequilibrado. São raros os casos em que estamos com todos eles alinhados. Até porque ainda somos muito regulados por nossos pensamentos, emoções e por nosso inconsciente. Sempre falo para os meus consulentes que o nosso maior inimigo habita dentro de nós e se chama mente.
Como a atenção aos chakras contribui para uma melhoria global na saúde das pessoas?
Retomo a frase de Nicola Tesla. Não podemos olhar para a saúde de forma parada. Somos muito mais do que somente esse corpo físico. Uma saúde integral se faz com o corpo saudável, uma mente tranquila e um corpo energético equilibrado e indo mais longe ainda, um ser espiritual conectado. Não podemos nunca pensar separado. Somo o todo e precisamos tratar o todo. Recomendo aqui a leitura de um livro para retomarmos a visão global de saúde e até uma visão mais ampliada da humanidade, “O ponto de Mutação” de Fritjof Capra.
Gostaria de ressaltar que as pessoas procurem profissionais de confiança. Sempre falo para os meus consulentes: siga e procure um profissional e técnicas onde o seu coração vibrar com tranquilidade e paz. Espero realmente que possamos olhar dia após dia para o ser humano de forma mais ampla cuidando do seu copo, mente e espírito. E como diria Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.
MULADHARA - Básico
Localização: base da espinha
Glândula: Gônadas em alguns livros trazem as suprarrenais
Órgãos: Rins, bexiga, intestino grosso (reto e ânus)
Saúde: Constipação, hemorroidas, colite, diarréia, desânimo
Sentimentos: Egoísmo, competitividade para sobrevivência, medo, quantidade de energia física, vontade de viver
SVADHISTHANA - Sexual
Localização: Raiz do pênis ou entre os ovários
Glândula: Gônadas
Órgãos: Útero, ovário, próstata e testículos
Saúde: Impotência, vaginismo, males da próstata e do sistema reprodutor feminino e masculino
Sentimentos: Sexualidade e relações amorosas aumentadas ou apetite sexual reprimido.
MANIPÚRA - Plexo solar
Localização: No umbigo
Glândula: Adrenias, Pâncreas
Órgãos: Estômago, intestino delgado, fígado, vesícula biliar, pâncreas
Saúde: Sindrome do intestino irritável, diabetes, úlcera péptica e gástrica, males do fígado, hérnia de hiato...
Sentimentos: Orgulho, raiva, baixa-estima, ressentimento
ANÁHATA - Cardíaco
Localização: Centro do tórax (entre os mamilos)
Glândula: Timo
Órgãos: Coração
Saúde: Doenças cardíacas, doenças do sistema Imunológico, câncer.
Sentimentos: Amor, romantismo, perda, pesar, mágoa, ciúme, abertura para a vida, apego, ressentimento
VISHUDDHA - Laríngeo
Localização: No centro da garganta
Glândulas: Tireoide, paratireoide
Órgãos: Pulmão, garganta, órgãos de fala, órgão da audição, tireoide...
Saúde: Atividade excessiva ou ineficiente da tireoide, asma, garganta inflamada, problema de audição e fala
Sentimentos: Celebração da liberdade de expressão, frustração, aceitação, assimilação, sentimento do Eu dentro da sociedade e da nossa profissão, criatividade
AJNÁ - Frontal
Localização: Entre as sobrancelhas
Glândulas: Pituitária
Órgãos: Cérebro médio e posterior, olhos, glândulas pituitária
Saúde: Enxaqueca e dores de cabeça, doença dos olhos, sinusite
Sentimentos: Compreensão clara, confusão mental, capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais, intuição
SAHASRARA - Coronário
Localização: No topo da cabeça
Glândulas: Pineal
Órgãos: Neocórtex, pineal
Saúde: Epilepsia, mal de Alzheimer, doenças do cérebro-mente (depressão, esquizofrenia) insônia...
Sentimentos: Satisfação, desespero, integração da personalidade total com a vida, aspectos espirituais da humanidade, o EU no topo.
COMENTÁRIOS