NEOCOM se consolida entre as principais agências de estratégia e marketing eleitoral de SC


 

Quem visita a sede da Neocom Comunicação Estratégica, empresa situada em Videira/SC, tem logo a impressão de que as urnas das eleições estão prestes a serem abertas. Em meio às reuniões sequenciais e discussões de estratégias para candidatos a prefeito e vereadores, é possível sentir a importância de um bom planejamento pra quem deseja buscar a atenção do eleitorado. Para saber mais sobre este universo, falamos com o proprietário da Neocom, o jornalista Felipe Schuler.

 

ÊXITO: Felipe, como é o trabalho da Neocom?

SCHULER: Nós atuamos no mercado da comunicação empresarial e política. Atendemos empresas de Videira e de outras regiões do Estado, sendo que atuamos no ramo do marketing eleitoral e estratégico há mais de uma década. Somos uma empresa videirense que tem seus méritos reconhecidos por estar ao lado de políticos vitoriosos e por realizarmos um trabalho de aproximação de nossos clientes, formando parcerias duradouras.

 

ÊXITO: No segmento eleitoral, como é o trabalho da sua equipe?

SCHULER: Costumo dizer que depois que um candidato nos contrata, ele deve ter apenas a preocupação de pedir o voto. Oferecemos inúmeros produtos e pacotes de serviços, dentre eles, o de organização estrutural da campanha, de comunicação – que vai desde a Social Media até roteiros de rádio e televisão -  e ainda fazemos o acompanhamento estratégico no cotidiano das eleições. Alguns buscam serviços segmentados, e atendemos a cada um deles sob medida. Um processo eleitoral é muito dinâmico e não existe uma forma pronta para todos os candidatos. É preciso analisar cada caso, traçar estratégicas diferentes e mensurar os resultados. No final, sempre o objetivo é buscar a vitória nas urnas.

 

ÊXITO: Nestas eleições, quantos candidatos serão atendidos por vocês?

SCHULER: Serão pelo menos uma dezena de cidades em que estaremos acompanhando candidatos, sejam prefeitos ou vereadores, executando nosso planejamento ou oferecendo consultoria. No caso dos prefeitos, alguns já são assistidos por nós há alguns meses, preparando e planejando os passos da campanha. Entre vereadores, serão pelo menos 200 candidaturas que serão colocadas na rua com criações de material publicitário produzidos por nós, sem falar nas produções de vídeos, fotos e produção de programas eleitorais.

 

ÊXITO: Mas como dar conta de um volume grande de candidaturas?

Schuler: Não tem outro caminho senão ter uma equipe competente e com conhecimento dos processos. Nossos colaboradores conhecem nosso sistema de trabalho, que é zelar sempre pela qualidade, bom atendimento e resultados aos nossos clientes. Assim funciona também com as empresas, que nos acompanham há muitos anos. Nossa equipe de criação trabalha no desenvolvimento de materiais, após nossas reuniões de briefing e planejamento, e eu fico acompanhando de perto a estratégia. É uma linha de produção com muito volume de trabalho e com atenção redobrada à legislação eleitoral.

 

ÊXITO: Para realizar este trabalho é preciso experiência e ter visão aprofundada da política. De onde vem sua inspiração para atuar nesta área?

SCHULER: A política é o tipo de segmento que você atua por vocação. Não se fabricam estrategistas, nem candidatos. Eles surgem, realizam seu trabalho e deixam suas marcas. Já ocupei diversos cargos públicos, nas esferas local, regional e estadual e trago uma bagagem importante de como funciona o setor público por dentro. Além disso, já estive na linha de frente de diversas campanhas, acumulando experiência e convivendo com grandes figuras da estratégia política. Toda essa bagagem, nos garante o know-how para assumir grandes desafios dentro deste segmento.  A experiência é, sem dúvida, o predicado mais importante para quem assume uma campanha eleitoral. 

 

ÊXITO: Esta é uma área em que as questões legais estão muito presentes, especialmente para manter a isonomia do pleito perante os candidatos. Vocês atuam nesta área também?

SCHULER: A Neocom conta com assessoria jurídica especializada na área eleitoral. Não avançamos sem segurança nas estratégicas que realizamos. Nós trazemos inovações ao processo eleitoral e precisamos ter a firmeza e a segurança necessária para oferecer este serviço aos nossos clientes. Os candidatos e seus assessores jurídicos precisam estar atentos às mudanças da legislação eleitoral, especialmente às atualizações, que ofereceram mais dinamismo ao processo. 

 

ÊXITO: Aos candidatos, que vão disputar as eleições este ano, qual sua orientação para a disputa destas eleições?

SCHULER: São muitas, mas tem duas questões principais que servem para todos os candidatos. A primeira, levando em conta os tempos difíceis de pandemia, é necessário que se estabeleça uma conexão aberta e sincera com o eleitor. Para isso, as redes sociais e o dinamismo da internet são ferramentas essenciais. A segunda, é entender a mensagem que o eleitor está transmitindo. Muitas vezes o candidato está bem-intencionado, mas em desacordo com os anseios da sua gente. Este alinhamento, em determinados pontos, é importante para o sucesso eleitoral.  

 

ÊXITO: Sobre as campanhas eleitorais, como você olha para o futuro?

SCHULER: Tenho uma certeza, de imediato. As campanhas se profissionalizaram muito, as equipes estão se capacitando e quem não acompanha este processo fica para trás. A lei eleitoral é muito dinâmica, os entendimentos do Judiciário também, e os métodos de comunicação mudam com muita velocidade em suas ferramentas e metodologias. Não há outro caminho senão buscar a assessoria adequada em todos os segmentos. Tão importante quanto vencer o pleito eleitoral, é o gestor público assumir seu mandato olhando para trás com o sentimento de que tudo foi feito da forma correta e com o máximo de profissionalismo. É neste momento que a Neocom cumpre com o seu papel.

 


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS