Saúde e segurança como meta de vida


Para ser empreendedor são necessárias boas doses de coragem, perseverança e estudo de mercado. Com o sangue empreendedor já correndo nas veias e com muita vontade de fazer a diferença Evair G. Brandalise fez da necessidade do mercado prevencionista da região por uma empresa de Saúde e Segurança do Trabalho uma oportunidade única. Buscando estar sempre a frente das estatísticas, assessorando empregados e empregadores e lhes mostrando a importância de seguir as normas, para que no fim do dia todos voltem para os braços da família em segurança.

Êxito: Fale brevemente sobre sua trajetória empresarial.

Evair: Eu sou natural de Treze Tílias. Muito jovem me formei como Técnico em Agropecuária e iniciei minha carreira profissional nas empresas da região, dando destaque a Perdigão, onde adquiri muita experiência profissional e vivências. Buscando um novo caminho profissional e mais bagagem pessoal decidi entrar em outro ramo e me formei como Técnico em Segurança do Trabalho e assim consolidei meu caminho. Minha família, em especial meu pai, agricultor e de personalidade empreendedora, o que me instigou a criar minha própria empresa, dessa forma após um amplo estudo de mercado e conhecimento voltado a visão no setor prevencionista fundei a PORTALMED SST - Segurança e Saúde do Trabalho no município de Videira, onde sou residente. Como conhecimento nunca é demais realizei vários cursos profissionalizantes e treinamentos nas minhas áreas de atuação, além de optar por cursar Direito na UNC para que eu pudesse assessorar meus clientes empregadores e colaboradores e sanar suas dúvidas, além de ampliar meu conhecimento e performance. 

Assim que a PORTALMED SST se estruturou em Videira, percebi que poderia atuar em mais um município e criei uma unidade em Caçador hoje gerenciada pelo Sr. Adriano Dal Vesco. Mais tarde, em sociedade com o Sr. Sidnei Padilha, criamos uma unidade em Joaçaba. E já que continuamos a crescer, eu e Sidnei buscamos a parceria do Sr. Genésio Cassol para colocar uma nova unidade da empresa em Campos Novos. Nesse ano a PORTALMED SST completa 15 anos de sucesso, prestando serviços de assessoria e consultoria, sendo uma das maiores empresas da região atendendo mais de 30 municípios, tornando-se referência na área de Segurança e Medicina do Trabalho.

Êxito: Como o empreendedorismo passou a fazer parte da sua vida?

Evair: Criado por uma família simples, humilde, batalhadora, sendo filho de agricultor e por último empreendedor, acredito que herdei isso dos meus pais. Quando eu percebi uma oportunidade e a necessidade regional de ter um negócio voltado a Assessoria e Consultoria na área de Segurança e Medicina do Trabalho, uma área de atuação que gosto e acredito, não pensei duas vezes, estudei o mercado e fundei minha empresa, com o objetivo de torná-la referência no setor e acredito que consegui. Tive também a oportunidade de visitar vários países como México, Itália, Bélgica, Holanda, Áustria, França e Espanha e assim obter maior bagagem para aplicar novos modelos no meu negócio, tendo uma visão mais ampla do mundo profissional, através de outras perspectivas.

Êxito: O que faz com que uma equipe tenha sucesso?

Evair: A empresa PORTALMED SST trabalha com uma equipe composta por aproximadamente 50 profissionais entre Médicos, Técnicos em Segurança, Tecnicos de Enfermagem, Fonoaudiólogas, Psicólogas, Enfermeira, Administradores e Auxiliares. para que ela funcione de maneira eficiente agimos sempre com muito profissionalismo. Buscamos sempre nos portar de forma adequada, manter o entendimento e cooperação entre os profissionais, tomar decisões assertivas, treinar os profissionais que estão começando e dar todo suporte necessário, manter o diálogo, trocar experiências para efetuar um trabalho excelente e voltado as pessoas que atendemos. Precisamos também estar sempre atentos as novas alternativas e exigências do mercado competitivo, além de nos mantermos atualizados e motivados a buscar mais conhecimento.

Êxito: Como destacar-se perante a concorrência?

Evair: Não consideramos os demais empresários ou profissionais da área como concorrentes, mas sim como colegas de profissão. O destaque que obtivemos em comparação aos demais está voltado ao crescimento que tivemos, proveniente de muito esforço e um trabalho de construção da nossa credibilidade que é feito dia após dia, com um passo de cada vez. Colocamos nossos clientes como pilar central da nossa empresa e temos todo o cuidado para prestar o melhor trabalho possível conquistando não só clientes, como amigos. O que separa os bons profissionais, dos ótimos profissionais são as metas que traçamos e todo o esforço e dedicação que empregamos para nos tornarmos referência no que fazemos.

Êxito: Como é trabalhar com a saúde e segurança no trabalho e garantir boas condições de trabalho para empregados e empregadores?

Evair: Nós também somos uns dos responsáveis por fazerem se cumprir as regras. A Segurança e Saúde no trabalho são normas e procedimentos legalmente estabelecidos aos empregados e empregadores, tendo como objetivo cuidar da saúde do trabalhador e minimizar as chances de ocorrer acidentes ou haver o desenvolvimento de doenças ocupacionais. Um ambiente de trabalho adequado é um local seguro que garanta os direitos fundamentais do trabalhador. Dessa forma posso afirmar que a segurança e a saúde no trabalho atuam juntas e se complementam, buscando garantir um ambiente profissional mais saudável. É gratificante atuar ativamente do processo de mudança e comprometimento das empresas, assim como garantir o direito dos trabalhadores.

Êxito: Como você enxerga o mercado em que atua? E o que o motiva a continuar?

Evair: O mercado da Segurança e Saúde do Trabalho está cada vez mais avançado pelo modo prevencionista. O setor é promissor, levando em conta que a saúde e a segurança são fundamentais para que o trabalho dentro das empresas ocorra de forma eficiente. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que cerca de 2,3 milhões de trabalhadores vem a óbito todos os anos, em decorrência de acidentes ou doenças relacionadas à sua ocupação. Esse número assustador prova o quão é importante investir em ações para aumentar a segurança e a qualidade de vida do colaborador. Esses dados nos mantêm firmes no objetivo de conscientizar empregados e empregadores da importância de seguir as regras. Acredito também que não podemos ficar a espera de oportunidades ou perder a chance de evoluir. Precisamos sair da zona de conforto e assumir a autoria das nossas conquistas e manter uma postura ativa e realizadora, além de buscar os caminhos certos, ampliar os conhecimentos, descobrir novas habilidades e aprimorar competências que já possuímos. Assim abrimos o leque de atuação e criamos mais possibilidades de sucesso na carreira profissional.

Êxito: Que dicas você daria para quem está iniciando a carreira empresarial?

Evair: Ter domínio de conhecimentos técnicos já não é suficiente para subir alto na profissão. O mundo corporativo exige habilidades mais elaboradas para superar desafios, pressões e dificuldades que surgem no ambiente organizacional. Certas competências emocionais e comportamentais tornaram-se fundamentais nesse cenário, colocando alguns profissionais à frente dos outros. É preciso também investir em novas possibilidades, ter personalidade forte e positiva, se dedicar integralmente, tomar decisões assertivas e de forma rápida, saber agir em momentos de crise, manter-se motivado, persistente e próspero, confiar na equipe e incentivar sua formação profissional e qualificação e possuir um planejamento sabendo onde deseja chegar e quais caminhos precisa trilhar com muita paciência, perseverança e prosperidade.

 


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS