Mitos e verdades em pediatria


Sabe aquela dica que todo mundo dá quando você tem bebê pequeno? Será que é verdade ou mito? Se você está em dúvidas sobre o que acreditar e o que fazer, chegou a hora de ter informações práticas e científicas bem diretas.

Vamos lá:

1- Bebê soluça porque está com frio: MITO.

Bebês soluçam e espirram muito e isso é só uma incoordenação da respiração deles, pois acabaram de aprender a respirar.

2- Banho ajuda a baixar a febre: VERDADE.

Porém, banho frio é extremamente desconfortável e pode aumentar a irritabilidade da criança, dê banho morno.

3- Se a criança está comendo muito doce é porque está com vermes: MITO.

Os parasitas intestinais não têm nada a ver com a vontade de comer doce da criança!

4- Chá de “picão” e roupa amarela para reduzir o amarelão: MITO.

O amarelão ou icterícia neonatal diminui com luz solar e melhora na ingestão de leite pois a bilirrubina quebrada pela luz é eliminada na urina e nas fezes dos bebezinhos!

5- Bebê chora muito porque o leite é fraco: MITO.

Leite materno nunca é fraco, isso não existe. Mesmo mães desnutridas produzem leite com boa qualidade.

6- O que a mãe come influencia no gosto do leite: VERDADE.

O leite materno apresenta variação no sabor de acordo com a alimentação da mãe e isso é ótimo pois diminui seletividade alimentar da criança lá na frente. E não se deve cortar nenhum alimento da dieta da mãe de crianças saudáveis devido a cólicas.

7- Cerveja preta aumenta produção do leite: VERDADE.

Mas antes das mães saírem tomando um monte de cerveja: leiam até o fim! Parece que cevada, assim como aveia, aumentam discretamente a produção, além disso a ingestão de líquidos contribui para aumento do volume e o álcool em quantidade moderada tem efeito relaxante e redutor de estresse o que facilitaria também amamentação! Porém o uso de álcool por lactantes é questionável e a dose máxima permitida seria algo em torno de 1 latinha por semana!

8- Criança que dorme pouco durante o dia dorme melhor a noite: MITO.

Bebês precisam dormir de dia, se passam o dia todo acordado ficam mais irritados e tem mais dificuldade de pegar no sono a noite.

9- Se der leite de fórmula a noite pro bebê ele dorme melhor: MITO.

Leite de fórmula é feito a partir de leite de vaca que contém caseína e que é de mais difícil digestão que o leite materno! A criança tem mais chance de ter cólicas!

10- Pode dar suco de laranja e frutas a partir dos 4 meses: MITO.

Hoje em dia, a recomendação é que qualquer alimento, até mesmo água seja apresentado para criança só após os 6 meses de idade. E o suco, mesmo o natural, sem açúcar, que seja introduzido para a criança só após 1 ano de idade. Fiquem sempre atentos as informações que recebem e discutam sempre com o pediatra que acompanha seu filho suas dúvidas!


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS