Ao som das batidas do coração - Família Paganini


No palco as cortinas se abrem. A luz ilumina quatro silhuetas. Abre-se um coro de vozes harmoniosas e perfeitamente ensaiadas e entre graves e agudos muito bem colocados em cada nota cantada precisamente, eles encantam a platéia. Os aplausos que motivam os artistas aqui também promovem a união de uma família. Existem paixões que são herdadas e no caso dessa família, a música corre forte nas veias. A música fez da Família Paganini não só uma família, mas um negócio.

Aos dezesseis anos Ulisses Paganini ganhou seu primeiro instrumento musical. Autodidata e apaixonado pela música, aprendeu a tocá-lo sozinho. Ele conheceu sua esposa Terezinha cantando na igreja de sua comunidade. Quando eles se casaram, tinham o sonho de constituir uma família grande, com oito filhos para formar um conjunto musical familiar. Naquela época, não sabiam que com apenas três filhos esse sonho se tornaria realidade. Enquanto na vida dos pais a música foi um caminho cheio de descobertas, na vida dos filhos Giovani, Cristiano e Aline, foi transmitida de maneira natural, através dos ensaios musicais e dos ensinamentos repassados por Ulisses. Mais tarde, quando toda a família se mudou para a Europa, o objetivo no retorno ao Brasil já era formar o grupo musical familiar. Nesse ano o grupo completa quatorze anos de estrada com a atual formação.

Os integrantes contam com carinho e bom humor que a Família Paganini como empresa não difere muito do cotidiano em família. Todos moram muito próximos, adoram viajar juntos, apreciar a boa gastronomia e reunir-se para compartilhar experiências e conhecimentos. E como toda boa família de descendência italiana isso se faz sempre ao redor de uma mesa de jantar. A união familiar torna tudo mais leve e faz da música uma profissão e um hobbie ao mesmo tempo.

Todos respiram música, quando não estão nos palcos confessam que ficam sempre atentos às novidades do segmento, as atualizações no mercado da música acontecem de forma muito rápida. O estúdio de gravação próprio permite que produzam os seus projetos, além de gostarem muito de ouvir seus cantores favoritos.

A música causou transformações na vida da família, eles apontam que de forma geral tornaram-se pessoas e profissionais melhores. Ela também trouxe a oportunidade de enxergar o mundo e a realidade que os cerca com mais sensibilidade.

Como família, destacam a união e reforçam que se uniram ainda mais desde que idealizaram esse projeto/sonho juntos, além de serem agradecidos pelo prestígio e reconhecimento que obtiveram ao longo destes anos. “Ser reconhecido pelo seu trabalho é extremamente gratificante”, apontam.

A relação com a música é de muito carinho e respeito. Para a Família Paganini, a música é um veículo usado para expressar os sentimentos, representa amor, alegria e emoção. Toda vez que sobem ao palco, eles têm como objetivo: emocionar através da música! Seja clássica, tradicional e/ou folclórica italiana, ela é uma manifestação artística e cultural e simboliza as tradições e costumes que são passados de geração para geração, como parte dos valores, das crenças e da identidade do povo italiano. Mas ainda é carregada de um grande poder de transformação e agregação, potencializador de mensagens, capaz de conectar as pessoas e promover desenvolvimento em diversas áreas. Isso sem contar os benefícios para a saúde mental e emocional.

Segundo eles, o começo da carreira foi marcado por sofrimento, dedicação e muita persistência, tudo isso aliado à dificuldade de abrir um novo negócio e conseguir o sustento de toda a família através dele. ‘’Não existe apenas um indivíduo, para nós existe apenas a Família Paganini”, contam. Igualmente importante é lembrar das dificuldades para abrir novas áreas de atuação e tornar o grupo conhecido e requisitado. Desde então os frutos do trabalho realizado com honestidade, seriedade e profissionalismo estão sendo colhidos.

Se pudessem citar três momentos marcantes da carreira do grupo, seriam: o recebimento do diploma de Honra ao Mérito pelo município de origem (Arroio Trinta); A homenagem e a Moção de Aplauso recebidos através da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina pelos serviços prestados em prol da Cultura; e ver a história da família sendo contada para mais de 40 milhões de pessoas em horário nobre na Rede Globo de Televisão, através do Programa dominical Tamanho Família, com Marcio Garcia. “Ficamos muito honrados por conseguir realizar esse sonho em conjunto. É muito gratificante ter esse tipo de reconhecimento, mas também temos certeza de que todas as apresentações que fazemos são importantes. Cada uma é diferente da outra e tudo o que nós construímos na estrada faz parte daquilo que nos moldou como seres humanos. Todo show é um show memorável”, apontam.

Nesses quase 14 anos de atuação alimentam semanalmente a paixão por música e a satisfação e privilégio de trabalhar em família. “Um dos principais objetivos sempre foi resgatar a rica cultura dos descendentes italianos. Já lançamos cinco CD’s italianos, vários videoclipes e acumulamos mais de 1.000 apresentações pelo Brasil, algumas com recorde de público, como a abertura de Natal do estado do Paraná, onde nos apresentamos para mais de 50 mil pessoas. Atualmente estamos criando o Show ‘Nostra Storia’, que irá expor em detalhes nossa história e trajetória musical através de música e audiovisuais. Também estamos preparando a gravação de nosso primeiro DVD Ao Vivo, um projeto audacioso que será um grande marco na historia do grupo”, finalizam.

 


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS