Atendimento humanizado: você adora e não sabe
No que você pensa quando o assunto é atendimento humanizado? Se a sua ideia gira em torno de um atendimento entre humanos e não na sua interação com um atendente virtual, é melhor desconstruir esse pensamento. Atendimento humanizado se baseia no diálogo atencioso, franco e aberto.
Uma pesquisa da Smart Customer Service indicou que 53% das pessoas não quer ligar para uma empresa por medo de não conversar com uma pessoa real. Não se engane, a gente ama a inteligência artificial, e mesmo que haja a previsão para que ela comande 95% das relações com o cliente até 2025, também há uma movimentação intensa para aproveitar essa onda e oferecer ainda algo além. É o caso do atendimento que combina os protocolos tradicionais com a atenção dedicada de um agente humano.
Esse ser humano consegue, a partir da sua vivência e empatia, oferecer uma experiência diferenciada para o cliente. Na área da saúde, o atendimento personalizado com um acompanhamento adequado ao longo de todo atendimento ou tratamento se torna um diferencial do profissional ou da empresa. Entre as atitudes mais adotadas nesses casos está, por exemplo, o contato com o cliente depois que o problema tenha sido resolvido ou o tratamento tenha se encerrado. Uma ligação ou um contato via mensagem demonstram um interesse genuíno do profissional na resolução do problema - um interesse em você, como cliente-pessoa, e não apenas no cliente, você-pagante.
Estudos indicam que 70% das experiências de compra são influenciadas pelo tratamento recebido pelo consumidor. Colocar-se no lugar do cliente para avaliar seu atendimento e verificar possibilidades de melhoria (um ciclo PDCA ajuda) é o primeiro passo para mudar sua postura e da sua empresa. Com o tempo e com um trabalho bem-feito, o atendimento humanizado deixa de se tornar uma estratégia para virar um hábito refletido na sua marca. E é aí que você e seu cliente percebem toda a diferença.
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