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Trends de maquiagem: da porcelana aos olhos marcantes


Quanto é possível mudar em um século? Indústrias de diversas áreas inspiram a mudança de hábitos nos consumidores todos os dias e moldam, ainda, sua forma de agir sobre o mundo e sobre eles mesmos. E mesmo que o ato de lavar o rosto e passar um batom para sair possa ser visto como algo rotineiro,  essa ação contribui para o movimento de uma indústria que ultrapassou R$ 9 bilhões em vendas em 2020. Com tantas possibilidades diferentes, organizamos um guia das principais tendências de cada década para que a sua produção entregue um bom resultado.

Dados do Euromonitor International indicam que produtos de beleza premium, dermocosméticos e produtos de prestígio foram responsáveis pelo crescimento do setor em 2019, mesmo com a tendência crescente de valorização dos produtos de skincare que levou a venda de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos a fechar 2020 com crescimento de 4,7%.  Esta evolução está ligada, obviamente, à pandemia já que os hábitos de higiene pessoal contribuem muito para a redução dos riscos de contágio. Mas não foi só nessa área que a pandemia teve impacto.

Dos anos 20 aos anos 20, a maquiagem mudou completamente. Na década de 1920, a maquiagem foi marcada pelo galmour, em que a ideia principal era criar traços similares às bonecas de porcelana. Assim, apostava-se em tons mais pálidos de base e maças do rosto com forte tom avermelhado de rouge. O batom super delineado e as sobrancelhas finas como um traço também marcaram a época.

O segredo para ter foco é saber fazer pausas

Com a crise econômica de 1929, apostar em grandes produções já não fez mais sentido. Como investir em maquiagem se o dinheiro parece sumir? Por isso, a maquiagem se simplifica e suaviza, apostando em peles com tons mais naturais e menor uso de produtos. Embora continuem arqueadas e finas, já se vê mais pelos nas sobrancelhas que marcam o olhar. E se a crise prejudicou os anos 30, é lógico pensar que também modificou a maquiagem nos anos 1940. Com a Segunda Guerra Mundial, especialmente nos países diretamente envolvidos, muitas mulheres tomaram a dianteira da economia doméstica e se lançaram ao mercado de trabalho para suprir a ausência dos maridos, pais, filhos, etc. Logo, buscavam uma maquiagem mais natural e utilizavam ainda menos produtos do que as décadas anteriores. O foco, na época, eram os batons claros (por sua versatilidade) e os cílios compridos.

Nos anos 1950 vemos o renascimento do glamour e da feminilidade marcadas pelo visual icônico de Marilyn Monroe e das pinups. O delineado gatinho, o batom vermelho e as sobrancelhas finas e marcadas voltam com tudo para sacudir a poeira e deixar os anos de crise para trás. Neste crescente, os anos 1960 trouxeram maquiagens coloridas pela primeira vez na época contemporânea e muita ousadia com o delineado bem marcado. O estilo Twiggy acentua a curva do côncavo e desenha a parte inferior da pálpebra com delineador, além de marcar os cílios muito bem, obrigada. maquiagem twiggy

Os cílios seguiram em alta nos anos 1970, quando a era disco entrou em cena e o movimento black power ganhou as ruas. Repleta de cores vibrantes e muita energia, a década foi marcada pelos cílios gigantes e batons cintilantes para acompanhar os cabelos volumosos. Mas o supremo da extravagância foi atingido apenas nos anos 1980, quando a maquiagem abraçou o blush que se esfumava das maçãs até as encontrar as cores super vivas das sombras nas pálpebras, os batons cintilantes e delineados neon. Ícones como Madonna, Boy George, David Bowie e Michael Jackson embalaram a extravagância e o choque de romper os padrões de beleza e gênero.

Por isso, a década seguinte se direcionou para o extremo oposto e retomou a sobriedade das referências dos anos 1920 e 1930, com rosto um pouco mais pálido, sobrancelhas afinadas e batons escuros. À caminho do século XIX, enquanto o mainstream fez sucesso projetando robôs e androides para o novo milênio, a maquiagem dos anos 2000 trouxe mais pele e saúde ao rosto. As sobrancelhas continuaram finas, o delineado se tornou mais discreto, rente aos olhos e sempre preto. Nos lábios, gloss em tons de marrom e nude foram a sensação entre as celebridades.

Já nos anos 2010, um novo padrão de beleza se instalou: a Era Kardashian. De alguns anos para cá, a maquiagem pesada, com contorno marcado, sobrancelhas super desenhadas, cílios enormes e muito iluminador tomou as ruas, baladas, revistas e eventos. As tendências espalhadas pelas socialites americanas utilizam técnicas de teatro e das comunidades LGBTQIA+ e drag queens para desenhar o rosto, acentuar ou diminuir traços.

E chegando aos anos 2020, já esperávamos ver um movimento de retorno ao natural similar ao que foi visto entre os anos 1980 e 1990. Atualmente, a valorização da beleza leva o público a consumir produtos com acabamentos mais suaves, que deem uma aparência de pele saudável, reservando a cor para a boca e maçãs do rosto. Entretanto, também vemos muito espaço para maquiagens coloridas, extravagantes, criadas como forma de arte e expressão. Hoje, as maquiagens variam entre esfumados, delineados, peles, sardas, sobrancelhas penteadas para cima com gel para ganhar fixação e volume, cílios empelotados ou postiços, com tendências que mudam rapidamente com os conteúdos das redes sociais.

As possibilidades são tantas que pessoas anônimas até pouco tempo ganharam relevância no cenário da maquiagem mostrando suas criações e processos no YouTube, TikTok e redes sociais. Muitas das famosas blogueiras de maquiagem criaram suas próprias linhas de produtos em parceria com marcas famosas, e as oportunidades não param por aí.

Exceto que pararam, um pouco. Culpa da Covid.

O YouTube está recheado com tutoriais de "maquiagem para usar com máscara". Dos grandes aos pequenos canais, a maioria já produziu algum conteúdo relacionado ao uso de máscaras, seja com dicas para que a make não manche o EPI, seja com sugestões de produtos de secagem rápida, seja com ideias para fortalecer o olhar. É o fim do famoso efeito batom, uma tendência de mercado vista em períodos de crise econômica quando a maquiagem passa a ser vista como um item superficial e o público passa a consumir produtos mais básicos, com valores menores, como batons. Isso pode ser visto nas tendências dos anos 1940, por exemplo. Atualmente, com os preços elevados e metade do rosto coberto, aprendemos a comunicar apenas com os olhos. maquiagem cilios

No destaque par a área dos olhos, os cílios são a peça fundamental. Muitas técnicas de preenchimento e volume estão disponíveis no mercado com a promessa de entregar um olhar marcante. Os cílios fio a fio clássicos, por exemplo, alongam sem entregar tanto volume a partir da fixação de um fio mais extenso em cada fio natural. Com esta técnica, são aplicados de 80 a 150 fios em cada olho, variando de acordo com a quantidade de cílios de cada cliente. Mas caso o desejo seja preenchimento e volume, a técnica de volume brasileiro utiliza a mesma técnica do fio a fio, adaptando do modelo russo, que aplica quatro fios juntos em formato de Y nos cílios naturais.

A técnica de volume russo aplica leques com três a oito fios, ou de oito a 14 para um mega volume. Ela é a técnica de extensão mais procurada no mercado americano. Outra opção é o alongamento volume híbrido, um meio termo entre o fio a fio e o volume russo, com aplicação de 300 a 350 fios em cada olho.

As tendências mudam com os conteúdos das redes sociais

Há alguns anos, colar cílios deixou de ser algo que se fazia apenas para ir a uma festa para se tornar uma coisa corriqueira, um truque para finalizar a maquiagem e destacar o olhar. O mercado da beleza está repleto de opções para todos os gostos e bolsos, dos 3D (com três fios de diferentes alturas e comprimentos saindo de cada ponto) para dar uma aparência mais natural, até os magnéticos, dos R$ 5,90 na Amazon até ultrapassar os R$ 100,00 cada par na loja oficial da MAC, com diferentes valores intermediários na sua loja de cosméticos favorita.

O sucesso é tamanho que os cílios ganharam destaque em sites de maquiagem e chamaram a atenção das famosas. Colaborações de personalidades com as marcas colocaram no mercado cílios da Sabrina Satto, Mariana Saad, Franciny Ehlke. Eles também foram destaque da série Glow Up (Netflix), com as criações de James Mac Inery na segunda temporada ao mostrar que eles não precisam ser colados apenas nos olhos. Para além do excêntrico e da maquiagem artística, muito do que se vê nas telinhas é traduzido pelas marcas para se tornar mais palatável ao público.

Conhecer as tendências de cada época e suas técnicas é fundamental para encontrar o equilíbrio perfeito entre a sua expectativa e a realidade, ficando na moda sem parecer muito datado. Outro ponto importante é procurar por um profissional capacitado, com conhecimento e prática para entregar os melhores resultados.

 

Mikaela Oliveira
mikaelasilva682@gmail.com


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