Inverno? Cuidado extra
Você é da turma que espera pela época mais fria do ano para ficar feliz? Do time que ideia o suor e o calor sufocante do verão? Se respondeu sim para alguma destas perguntas provavelmente já sabe que não basta apenas colocar casacos. O inverno exige cuidados!
Só trocar as roupas curtas pela lã ou pelos casacos não garante um inverno saudável.
Com a pele mais ressecada e propensão maior a alergias e doenças respiratórias, o inverno é o período em que algumas das valiosas lições da Covid não podem ser esquecidas.
E se isso não for o suficiente, vale lembrar que o número de infartos e AVCs cresce em 30% e 20% respectivamente nessa época. Para continuar saudável nesse inverno, que promete ser rigoroso, organize algumas mudanças na rotina.
Arejar as roupas e cobertas
Agora que o tempo já mudou, mas o sol ainda está dando as caras, coloque os cobertores que estão guardados para arejar. Se puder, higienize-os novamente antes de usar. O mesmo vale para as roupas.
Alimentação adequada
A dica da vitamina C você já sabe, mas sempre é bom lembrar. Além dela, a ingestão de água, legumes e verduras deve continuar abundante mesmo que a vontade seja apenas de alimentos mais pesados e quentes. É fundamental manter a alimentação balanceada para não enfraquecer o corpo.
Arejar bem os ambientes
Lembra daquela ideia de que manter as janelas fechadas afastaria as doenças do frio? Mentira! Se passamos dois anos de pandemia sem ligar o ar condicionado e mantendo os ambientes ventilados para nós livrarmos do risco de contágio, não é agora que vamos vacilar, não é mesmo?
Mantenha o ambiente bem ventilado para o ar circular do sol e fazer o ar circular, eliminando a concentração de poeira, ácaros e bactérias que podem desencadear doenças no trato respiratório.
Fuja do frio
Se proteger do frio com uma roupa quentinha é o ideal para fugir das variações de temperatura normais da época. Procure evitar choques térmicos como sair de um ambiente muito quente para a rua muito fria desligando o ar condicionado um tempo antes do final do expediente ou de sair de casa.
Vacine-se
Se puder, tome a vacina para gripe anualmente e não perca o calendário de vacinação da Covid-19.
Se você ou alguém da família precisa de atenção especial, é hora de marcar com o médico, fazer um check up para garantir que tudo está sob controle para enfrentar o período sem maiores preocupações.
Não esqueça dos lábios
mantenha os lábios hidratados com protetor labial ou batons hidratantes para prevenir feridas e rachaduras.
Use máscara
Sabe aquilo que não vai sair do nosso dia a dia? É ela! No período de inverno, quando as doenças virais são mais frequentes, procure usar a máscara em ambientes fechados e quando estiver com sintomas gripais.
COMENTÁRIOS