5 erros para não cometer ao mudar de carreira
Buscar uma nova área de trabalho já não é tão apavorante quanto antigamente. Carreiras mais longas, conforme a expectativa de vida aumenta, permitem que profissionais ousem um pouco mais e se arrisquem a fazer, em determinada altura, aquilo que queriam na juventude. E ainda há aqueles que buscam por um ponto de virada, uma oportunidade para descobrir novos talentos. Em todos os casos, vale a pena se planejar para não cometer erros e se arrepender depois.
1) Aja por impulso
Antes de partir para a mudança, há uma pergunta a se fazer: Onde eu quero chegar? A resposta será o seu guia por toda jornada profissional daqui em diante, afinal mudar por mudar pode não levar a lugar algum. Deixe o impulso de lado e elabore um plano de carreira. Com clareza dos seus objetivos profissionais, dê atenção ao planejamento financeiro. Ao apostar em uma nova área, é muito fácil se deparar com surpresas desagradáveis que podem até frustrar seus planos.
2) Se feche para outras opções
Ok, você tem o plano de carreira, mas não elimine possibilidades. Se você decidiu se aventurar em uma nova jornada, tenha em mente que as surpresas não precisam ser sempre ruins. Abra-se para as possibilidades de aprender e mudar de rota para atingir seu objetivo.
3) Se apegue na teoria e não na prática
Tenha em mente que é normal errar nas previsões. Por mais que a transição não seja baseada em achismos (afinal, você traçou um plano), nem todas as suas expectativas serão supridas nas situações que virão pela frente. É importante conhecer seu novo emprego o melhor possível e encarar os desafios da prática como forma de aprendizado para não esmorecer.
4) Não faça uma reserva financeira
Não voltamos ao item 1. A dica é repetida mesmo porque é certo que haverá obstáculos no seu caminho que te farão pensar em desistir. A estabilidade financeira será uma delas se não for algo planejado e estruturado para garantir tranquilidade na mudança.
5) Se apegue ao dinheiro
Se a sua prioridade for o dinheiro, apegue-se a ele. Mas se o seu objetivo profissional não for, considere o que faz sentido na sua vida. Algumas pessoas buscam mudar de carreira em função das novas rotinas, do ambiente de trabalho, da cultura, das possibilidades de desenvolvimento. Dinheiro é fundamental, mas não é tudo.
COMENTÁRIOS