Seis perguntas para se tornar um líder melhor
Reconhecer bloqueadores e impulsionadores é decisivo para promover mudanças capazes de desenvolver uma melhor performance de liderança. A proposta parte da ideia de ampliar as alternativas de autoconhecimento, numa jornada mais profunda do que se agarrar aos perfis de liderança ou conceitos menos profundos. Isso porque quando falamos sobre seres humanos e suas interações sociais, nada é estático ou imutável. Todos nós podemos mudar e podemos nos tornar líderes melhores.
Bloqueadores são pressupostos que se colocam como pedras no caminho para a mudança. E nem todos nós somos evoluídos o suficiente para ver a pedra no meio do caminho e desviar da pedra que estava no meio do caminho. Ao tentarmos mudar de direção, nem que seja apenas para desviar da pedra, tratamos uma guerra mental entre nosso lado racional e consciente contra o subconsciente e toda miríade de influências que carregamos do nosso passado e de outras experiências adquiridas.
Os bloqueadores guardam as descobertas profundas e essenciais que devem ser confrontadas pelos líderes de toda organização. Mas trabalhar apenas com eles é deixar de lado metade do árduo trabalho que é evoluir como uma liderança capaz de transformar a si mesmo e aos outros. Os outros 50% do processo de construção de um plano de desenvolvimento da liderança são compostos pelos impulsionadores. Eles são as forças que garantem o ímpeto à ação e têm um papel decisivo na hora de implementar ações que buscam mudanças de longo prazo.
A visão trazida pelo conhecimento destes fatores de influência na hora das decisões pode lançar luzes para as forças psicológicas positivas e negativas às quais respondemos diariamente, o que aumenta muito as chances de sucesso do processo de autoconhecimento e transformação. Mas para você que está começando esse processo, ou deseja aprofundá-lo, apresentamos seis perguntas poderosas que podem te ajudar a refletir e buscar melhorias.
1. Que tipo de líder você deseja ser?
2. Qual objetivo específico de desenvolvimento você gostaria de alcançar para suportar essa visão de futuro?
3. Que comportamentos específicos te impedem de ser ou de alcançar seu objetivo de desenvolvimento?
4. Que preocupações e medos você experimenta quando se imagina adotando comportamentos radicalmente opostos a estes que você deseja?
5. Que emoções sentimentos e pensamentos positivos você acredita que vai experimetar quando alcançar seu objetivo?
6. Que características e vivências pessoais podem explicar seus sentimentos positivos e negativos?
COMENTÁRIOS