Networking: você está fazendo isso errado
Começaremos pelo básico. Networking é uma atividade do mundo dos negócios que compreende em se reunir com outros empresários e empreendedores para formar relacionamentos comerciais e de mentoria, compartilhar informações, procurar parceiros e reconhecer ou criar oportunidades de negócios. Na teoria é assim, bem simples. Na prática a coisa fica um pouco mais complicada porque esbarra no elemento humano. A questão chave do networking é: você sabe lidar com pessoas?
Em primeiro lugar, livre-se do medo de falar sobre as suas ideias e o seu negócio. É claro que você não precisa tornar cada decisão empresarial em uma enquete no Facebook, mas guardar tudo a sete chaves e não conversar com pessoas de confiança (a família nem sempre conta), que tenham conhecimento de mercado e uma carreira um pouco mais sólida é a base para a criação de novas ideias e estratégias. Mas há quem tenha medo de falar muito e ter sua ideia original roubada por aquele que ouve. Bem, isso pode acontecer, mas será que funciona para o negócio do outro? Será que o seu concorrente tem o mesmo poder de fogo que você para fazer essa novidade acontecer?
O empreendedor anda de mãos dadas com o medo. Controlar esse medo e saber ouvi-lo no momento certo é vital para o futuro e é exatamente nesse ponto que o networking adequado pode te salvar. Embora muitos empreendedores vejam essa rede como uma consequência e não como uma prioridade, é interessante olhar para ela de forma estratégica para se aproximar das pessoas certas, com os objetivos certos e oferecer algo em troca na mesma medida. Entretanto, você só saberá quem são as pessoas certas se e somente se tiver uma visão empresarial muito clara e direcionadora.
MELHOR FUGIR PARA AS COLINAS
A construção de uma rede sólida vai exigir que você preste atenção em algumas ações. A primeira delas é deixar de acreditar que o número de amigos ou conexões nas redes sociais se refere exatamente ao número de contatos existente na sua rede de networking. Esse tipo de pensamento ignora as métricas mais básicas dessas ferramentas, que priorizam o alcance das publicações para usuários que interagem diretamente e frequentemente com os outros. Logo, dizer que a sua rede de contatos tem 15.000 pessoas baseado nos seus 6.500 amigos do Facebook, 4.000 seguidores do Instagram, 3.500 conexões do LinkedIn, 500 seguidores no Twitter e outros 500 inscritos no seu canal no YouTube, é inflar resultados. A rede empresarial só importa, na prática, se a pessoa lembrar de você ou da sua empresa e interagir contigo de forma positiva, que implique no crescimento.
Também é preciso evitar procurar as pessoas apenas quando precisa de algo. Relações humanas se estabelecem em movimentos de troca, então ao invés de apenas dar “Bom dia” para aquele contato quando precisa de algo, interaja positivamente no sentido de criar uma conexão. Se a direção do contato for contrária, procure não deixar as pessoas sem resposta. Por mais que a mensagem pareça sem sentido no momento, uma resposta gentil sempre é a melhor escolha para não quebrar um elo de uma rede. Emojis também estão aí pra isso.
A pior coisa que você pode fazer, porém, é perder a oportunidade de encantar pessoas com o seu negócio. Entregar o seu cartão pode fazer muito mais sentido se a pessoa realmente ficou instigada a conhecer melhor a sua empresa. Isso tem um valor maior do que um cartão moderninho. Só que você só deixará de ser alguém que entregou um cartão se deixar uma marca e isso só vai acontecer se você realmente prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor e contribuir positivamente para a conversa. É aí que o medo pode te pegar.
O segredo maior é demonstrar interesse no que aquela pessoa que você pretende captar para sua rede diz. Primeiro porque se não há interesse nas suas contribuições, ela pouco irá somar na sua rede. Segundo porque quando se ouve mais do que se fala, evita-se que a ansiedade abra a porta para o medo e você perca a oportunidade de contribuir por ficar pensando e repensando algo inteligente para dizer.
O QUE EU FAÇO, ENTÃO?
Vale a pena mapear as pessoas que podem te ajudar a atingir seus objetivos. A sua professora pode ser sua mentora? Como você vai se aproximar dela? Convidá-la para ser sua orientadora no TCC ou Pós-Graduação é um bom passo para aproveitar a estrutura institucional da academia e se aproximar profissionalmente. Fora do âmbito universitário, encontre clientes, fornecedores, outros mentores, investidores ou colaboradores que possam ajudá-lo a chegar lá. Descubra uma feira em que sua participação seria interessante. Organize um grupo de colegas para ir com você e alinhe alguns contatos antes de chegar lá.
O segredo é abordar as pessoas de forma não invasiva e metódica, deixando claro a importância que elas podem ter na sua jornada com a consciência de que nem todo mundo é obrigado a ajudar ou achar suas ideias interessantes. Tenha em mente que nem todo ícone pautado pela mídia se interessará pela sua ideia ou poderá te ajudar. Às vezes, uma pessoa de fora dos holofotes ou do seu radar inicial pode fornecer dicas mais construtivas e te ajudar mais. Se você planeja começar agora, foque na profundidade das relações e não na abrangência da rede.
SEIS DICAS DE OURO
1) Compartilhe leituras ou vídeos interessantes de forma personalizada. Ao invés de somente postar no seu perfil, envie diretamente para a pessoa observando algo que pode contribuir para sua última conversa ou futuros projetos. Assim, você demonstra interesse pelo crescimento conjunto.
2) Seja o “Tinder”. Organize cafés ou almoços com várias pessoas da sua rede para promover novas conexões. Costumamos ser mais receptivos para aquilo com que já temos uma experiência prévia, por isso, apresentar uma pessoa à outra pode encurtar o caminho em uma negociação e gerar uma sensação de gratidão, fortalecendo a conexão. Além disso, poucas coisas são melhores do que ser reconhecido como aquele que abre as portas para os outros.
3) Ajude os outros. Empreendedores e jovens em início de carreira precisam de muita ajuda. Muitas vezes, uma conversa de 30 minutos pode ser fundamental para que tenham novas ideias e possam se conectar com outras pessoas.
4) Conheça mais pessoas. Não tenha vergonha de retomar contatos em busca de expandir sua rede. Relembre quem foram seus clientes antigos, sócios ou amigos da faculdade e busque possibilidades de criar novas conexões. Talvez seu futuro investidor esteja por trás de um deles.
5) Agradeça. Lembre sempre de enviar uma mensagem agradecendo a conversa e incluindo uma proposta de ação no final para engrenar uma nova oportunidade. Caso tenha recebido uma dica sobre como vencer uma dificuldade, retorne para a pessoa contando como resolveu o problema.
6) Participe de eventos. Você não conhecerá gente nova atrás do computador. As oportunidades de networking são muito mais construtivas através do contato presencial, por isso, mapeie os eventos mais importantes do seu setor (feiras, convenções, festivais, palestras, cursos) e liste quais serão os seus objetivos em cada um deles. Depois é só identificar quais são os mais estratégicos e ir ao evento de mente aberta para conhecer pessoas.
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