Um homem em movimento
Duas décadas separam Cassio Vieceli do início da careira. Daquele ponto de partida o homem por trás das cores sóbrias do terno construiu uma trajetória que, mais do que uma jornada individual, é um caminho coletivo por onde transitam transportadores, sindicatos e contribuintes de Santa Catarina. Seja em Videira ou no litoral catarinense; seja no escritório ou por trás dos livros imerso em estudos, Cassio continua em movimento.
Fale um pouco sobre a trajetória profissional.
Conclui minha faculdade de direito na UNOESC, de Videira, no ano de 1998, porém, antes fazia estágio sem remuneração no fórum de Videira, junto a Primeira Vara Cível, onde busquei aproveitar cada dia como um aprendizado que coloco em prática até os dias atuais. Após trabalhei em dois escritórios, quando resolvi abrir meu próprio escritório de advocacia no porão da cada dos meus pais. Pintei algumas paredes, comprei uma mesa e assim começou a Advocacia Vieceli. Passo importante foi dado com o convite do Sintravir para ser o assessor jurídico da entidade, do qual me orgulho, passados quase 20 anos, ser até hoje. Este crescimento nos credenciou fazer parte do corpo jurídico da Federação da Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina – Fetrancesc, assessorar os sindicatos patronais de Itajaí e Florianópolis e integrar a seleta comissão de advogados trabalhistas (CONTRAB) na Associação Logística. Por fim, a partir de outubro de 2018, volto a ocupar uma cadeira no Tribunal Administrativo Tributário em Florianópolis (TAT), julgando processos tributários, representando o contribuinte.
O mercado do Direito está saturado como dizem?
O mercado está saturado, sem sombra de dúvidas. Porém, existe uma escassez de bons profissionais voltados para uma determinada área específica. Poucos são os advogados que buscam dedicar-se a um determinado segmento de atuação (ex.criminal, família). Nós, optamos pela área empresarial, com ênfase no transporte ferroviário de cargas, e percebemos que este é o caminho. Temos uma equipe especializada neste setor, oferecemos consultoria preventiva às empresas e defendendo seus interesses. Nossa qualificação permitiu a conquista de clientes em todo o país, sendo um grande orgulho para todos nós da Advocacia Vieceli.
Qual foi o segredo para fazer o escritório de advocacia se destacar perante as demais?
Justamente a ênfase numa determinada área do direito. A dedicação voltada a um determinado setor, certamente lhe projeta a um cenário diferenciado e rentável a nível competitivo. Além disso, precisa haver determinação e muito, mas muito estudo e dedicação. Nós temos uma relação muito próxima com nossos clientes, acompanhando o cotidiano de suas empresas e buscando solucionar os obstáculos com muita cautela e agilidade. Esta combinação, fez com que nos tornássemos referência nas áreas que atuamos, sempre com muita responsabilidade.
Por que expandir a atuação do escritório para o litoral?
Aconteceu naturalmente devido ao grande fluxo de empresas transportadoras em nossa região que possuem ligação direta com o litoral, devido ao fato de transportar estes produtos para a exportação (portos de Itajaí, São Francisco, Itapoá). Além disso a carência de profissionais neste setor nos credenciou a entrar no mercado de forma consistente, com o apoio de empresas que já nos conheciam e sabem da competência da nossa equipe. O próprio sindicato patronal de Itajaí (Seveículos), acabou por nos credenciar em eventos e deixar nosso trabalho bastante conhecido em todo o país. Ainda, destacamos que outro fator importante é a logística, pois o deslocamento desta cidade para qualquer outra do país fica facilitado devido ao aeroporto, que possui voos regulares.
Como incentivar e manter o trabalho em equipe dentro de um escritório de advocacia?
Dar oportunidades. Quem quiser se destacar deve correr atrás de seus ideais. Aquele que se dedicar, estudar, entender bem o cliente e não se preocupar com o relógio não será apenas mais um profissional no mercado, ele será “o profissional”. É nisso que acredito, pois nossa equipe é feita de grandes profissionais. Estamos sempre atentos em fazer com que sejamos um time com grandes prospecções de futuro e isso tem acontecido de forma constante dentro de nosso escritório.
Que mudanças ocorrem na área do Direito e no escritório nos últimos anos?
As mudanças são constantes devido a rapidez como a legislação é alterada. Hoje, um escritório jurídico deve ter bons colaboradores, profissionais realmente comprometidos e com ênfase e foco em uma determinada área, para que seja procurado não por ter um “preço mais barato”, mas sim pelo seu conhecimento. A modernização e aprimoramento do conhecimento, são fundamentais ao sucesso do empreendimento.
Que dicas vocês dariam aos jovens que buscam construir uma carreira no Direito?
Não existe segredo nessa receita. Também não existe milagre. Como em qualquer outra atividade o que se precisa é ter emprenho, dedicação e, principalmente, amor pelo que se faz. Eu amo minha profissão, não me canso de falar isso em minhas palestras e este é o fator preponderante para a ascensão profissional. Com este espírito de doação pela profissão, os resultados surgem decorrentes do trabalho, que quando feito com excelência e dedicação, sempre é recompensado.
O senhor foi pré-candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Por qual motivo optou em entrar na política?
A indicação para a disputa nas eleições deste ano foi consequência de um trabalho de dedicação realizado há muitos anos dentro do setor de transportes. Fui colocado no cenário político através da indicação da Fetracesc, que tinha o projeto de ter um representante na esfera federal para lutar pelas bandeiras do transporte rodoviário de cargas, para atualizar a legislação vigente, defender e ampliar os avanços do setor. Eles viram em mim um técnico com condições e perfil adequado para conquistar este objetivo, já que sou um profundo conhecedor da legislação e poderia auxiliar muito o Estado e o país neste sentido. Seguimos neste projeto por cinco meses, rodando o Estado e o país neste sentido. Seguimos neste projeto por cinco meses, rodando o Estado e fazendo grandes parcerias. Apesar da grande movimentação que se criou em torno da minha candidatura, optei em não dar prosseguimento por acreditar que este não era o momento de disputar o mandato de deputado federal. Minha desistência aconteceu de forma tranquila, em comum acordo com o setor de transporte e com todas as lideranças que me apoiavam. Apesar disso, continuo à disposição dos parlamentares que lá estiverem para defender as bandeiras do transporte, sendo um colaborador das grandes discussões que envolvam o setor. A política me trouxe grandes amigos, conheci pessoas e aprofundei meus conhecimentos sobre a demandas dos catarinenses, especialmente dos municípios. Levo essa experiência como um dos grandes feitos da minha trajetória de vida.
COMENTÁRIOS