14 erros mortais da oratória
Uma maneira eficaz de desenvolver uma oratória mais assertiva é conhecer alguns erros que podem colocar em risco a qualidade de uma apresentação em público. Esses erros são mais comuns do que imaginamos e, se você anda cometendo alguns deles, pode ser um sinal de que é preciso aprimorar as suas habilidades de comunicação. Afinal, o que dizemos e, principalmente, como dizemos constrói nossa reputação, forma impressões e influencia nossas relações com as outras pessoas.
1- Começar pedindo desculpas
Pedir desculpas durante a sua apresentação demonstra insegurança e pouca credibilidade. Obviamente, há exceções. Use o bom senso e saiba quando as desculpas são realmente necessárias, ok?
2- Fugir do tema
Se você divulgou a sua apresentação dizendo que será sobre o tema X, fale sobre o tema X. Caso contrário, pode ser entendido como falta de credibilidade.
3- Falar o tempo inteiro sobre si mesmo
Lembre-se: o foco é sempre o conteúdo.
4- Fala difícil
Falar de forma acessível é o melhor modo de se comunicar. Por isso, tente substituir termos técnicos e palavras de nicho por outras.
5- Ler slides (ou textos e apoio)
Prepare-se com antecedência, pratique a sua apresentação e, assim aborde tudo o que quer sem ter a necessidade de ler algum slide ou texto.
6- Os vícios de linguem
Além de não agregaram nada, as chances de o seu público parar de prestar atenção no conteúdo da sua fala e focar nos seus vícios é enorme. Uma boa ideia é praticar a sua fala e gravá-la, assim, você consegue identificar seus vícios e pode se treinar para deixar de utilizá-los.
7- Uso inadequado do humor
Se bem empregado, o humor é uma ferramenta incrível. Porém, piadas sem graça ou preconceitos prejudicam a sua imagem e, consequentemente, a sua apresentação.
8- Não respeitar o tempo da apresentação
Desrespeitar o tempo é uma atitude bastante mal-educada. Falta de respeito com o público e se tornar pior ainda se houver um próximo orador.
9- Falar sem olhar para o público
O olhar do orador carregar parte de sua expressão e transmite os sentimentos e as ideias. Além disso, aumentam a sua credibilidade junto a plateia.
10- Falar palavras que não agregam: acho & tentar
Pessoas de sucesso possuem convicção. Risque essas palavras do seu vocabulário. Ao invés de “acho”, use: acredito, penso, imaginei, creio. Quanto ao “tentar”, prefira deixar claro que não medirá esforços para realizar.
11- Confiar somente em sua memória
Isso é muito perigoso. Por isso, um material de apoio objetivo, um mapa mental ou recurso visual é sempre importante.
12- Vícios de pausa
Sabe aquelas paradas para ganhar tempo durante a fala acrescidas com um longo “hãããã”, “ééééé”, “hummmm” ou algo parecido? São tão desagradáveis quanto os vícios de linguagem. Evite!
13- Voz de abajur
Sabe aquela pessoa que usa o mesmo tom do início ao fim da apresentação. Ninguém merece ou aguenta.
14- Conclusão Chocha
O final é um dos pontos mais importantes da apresentação. É o momento em que você deixa a sua marca, a última lembrança. Por isso, nada de “murchar” nessa parte. Finalize em grande estilo!
A sua melhor apresentação será sempre a próxima. Afinal de contas, falar bem em público é uma habilidade que se adquire com muita prática. Agora você já sabe o que não deve fazer! Anote os pontos que podem ser aperfeiçoados a cada fala e procure melhorar na próxima oportunidade. Confie, e desenvolva todo o potencial que existe em você!
COMENTÁRIOS