Colorindo histórias
Tudo começou com um plano B. quando a estabilidade se juntou à utopia, Aguinaldo José Tavares já era capaz de vislumbrar uma saída através de seus planos de negócio em andamento. Mas distante do plano A, de avanço, e do B, de bola da vez, o técnico agrícola e administrador preferiu o plano C, uma construção que daria muito mais cores à vida. E para que não haja dúvidas, o plano é C de coletivo.
Como foi a sua trajetória profissional?
Sou natural de Itaiópolis (SC), filho de agricultores. Aos 14 anos deixei a casa dos meus pais para estudar em um Colégio Agrícola com sistemas de internato para conseguir uma formação técnica em agropecuária. Já formado, peguei minha mala e procurei por emprego até conhecer a Agrícola Fraiburgo, onde ocupei vários cargos até atingir a posição de gerente geral de qualidade e gerente geral de operações. Durante os 24 anos de trabalho, consegui me graduar duas vezes e fazer dezenas de cursos, sempre almejando o crescimento. Quando percebi que poderia ser dispensado com a crise no setor, procurei elaborar planos de negócio que me dessem alguma segurança. Preparei o plano A, B e C e escolhi o projeto de uma revenda de tintas da Suvinil. Nascia a CASACOR em 2011, quando a construção civil estava superaquecida. Comecei com a minha família, minha esposa Dilma me ajudando e hoje juntos pintamos novas histórias.
Por que optar pela Suvinil?
Não entendia nada de tintas (risos). A solução foi pesquisar muito. Nós temos marcas de referência para muitas áreas. Poderia citar a Ferrari no mercado automobilístico ou a Nike na área esportiva, mas qual era a referência no mercado de tintas? Então perguntei a mim mesmo: se eu fosse pintar a minha casa, qual marca escolheria? Pesquisei no Google: qual é a melhor tinta do mercado? E também: qual é a marca líder em tintas de qualidade Premium? Não deu outra, foi Suvinil! Descobri que a Suvinil é uma marca de tintas imobiliárias da BASF, uma empresa química alemã de atuação global e líder mundial na área química. Mas ainda não estava convencido. Liguei para mais de 50 lojas de tintas no Brasil e fiz as mesmas perguntas e ainda questionei os pintores. O primeiro que abordei me disse: “Aguinaldo, o pinto que é profissional vai sempre optar pela Suvinil, pois é a tinta que mais rende, que dá maior cobertura e que mais dura”. Depois disso, fui ao campo cheio de energia na intenção de descobri se já havia um revendedor exclusivo em Videira. Para minha surpresa, eu poderia ser o primeiro!
Quais foram as suas estratégias de ação para ganhar mercado?
É difícil começar um negócio do zero, pois, independente do setor, é preciso ter muita determinação e foco. Procurei montar uma loja que facilitasse a escolha dos produtos. Fiz um estudo através de uma pesquisa de mercado para ver o que o consumidor valorizava, qual era o seu nível de envolvimento em pintura e quais desconfortos enfrentava no caminho, e usei tudo isso como base para montar uma loja diferente. A proposta é ser uma boutique de cores, dando aos clientes o acesso a tudo sobre tintas e a todos os lançamentos e novidades com atendimento personalizado e serviços especiais. Recentemente ainda, nos mudamos para uma nova sala com mais de 900 m2 , com grandes investimentos em mobiliários, máquinas e materiais de suporte para escolha de cores permitindo que o cliente se preocupe apenas com o que realmente importa na hora de escolher a tinta.
Que desafios você enfrentou ao mudar completamente de ramo?
Sem dúvida é mais fácil fazer aquilo que se gosta, mas nem por isso estamos isentos de desafios. Para captar os primeiros clientes dediquei muito do meu tempo na divulgação da loja e eu mesmo saia aos domingos para entregar panfletos nas casas. Lembro que emagreci 5kg nesse período (risos). A palavra fundamental para mim foi: estratégia. Queria entender como eu poderia encontrar ou ser encontrado pelo meu público e como poderia cativá-lo. Entrar no mercado apenas com suas experiências pessoais é arriscado, pois todos os setores exigem conhecimentos bastante específicos e a chance de uma empresa se perder com equívocos são altas. E para além da captação de clientes, posso dizer que é muito diferente trabalhar com o seu próprio dinheiro, no seu próprio negócio. Quando você trabalha com o dinheiro e o patrimônio dos outros é bem diferente. Muito mais do que atender as necessidades financeiras, meu desejo é fazer da CASACOR um legado.
O que garante o sucesso da equipe?
O investimento na mão de obra. Aposto no talento de pessoas dispostas a crescer na vida. Estamos em ano de Copa no Mundo e uma analogia com o futebol pode ser muito válida para exemplificar, pois não adianta ter um excelente ataque e não ter uma boa defesa. A chance de ser surpreendido pelo time rival é muito alta e a vitória é algo que depende de todos e não somente dos atacantes. Igualmente a derrota é coletiva e apenas dos zagueiros e goleiro. Por isso, na hora de contratar pessoas eu invisto em quem está disposto a vestir a camisa, que seja comprometida com o trabalho e com o sucesso da equipe. Incentivar o time todo é fundamental para criar um ambiente seguro em que todos tenham confiança para expor seus pontos de vista, cabendo ao gestor o desafio de criar uma relação de confiança mútua. Também é fundamental fornecer feedbacks para que os trabalhadores percebam como anda o seu desempenho. Vendedores, tem que trabalhar motivados! Faço da minha paixão e determinação pelo negócio o combustível para energizar meu time e compartilharmos todas as dificuldades e conquistas, pois time unido é time vencedor.
Que tipo de apoio a Suvinil dá as lojas conveniadas?
A Suvinil entende que contribuir com o crescimento de seus clientes é fundamental. É preciso que as lojas consigam atender bem o consumidor. Somos treinados constantemente, assim, criar-se um fortalecimento da marca, da loja e dos pintores parceiro, que também recebem treinamento. Compreendemos que a casa é a principal conquista de uma família, entendemos que a pintura represente a renovação e a manutenção desse orgulho, é isso que pretendemos captar e reviver nas pessoas a cada pintura.
Como você se destacou perante as outras lojas?
Eu poderia falar sobre vários pontos, mas acredito que não adianta ter vantagens competitivas de marca, local, atendimento ou preço se você não for o melhor em tudo. Me pergunto diariamente: os outros estão fazendo as coisas com mais qualidade que eu faço? O que os serviços deles têm que o meu não tem? O que levaria o consumidor a trocar o seu fornecedor habitual por outro que faz praticamente a mesma coisa? Para começar um negócio semelhante ao que já existe no mercado é preciso acrescentar algo novo. Ninguém tem sucesso repetindo o que os outros fazem.
Que dicas você daria para quem está aprendendo?
Primeiro: escolha algo pelo qual tenha paixão! Decida se prefere um negócio próprio ou uma unidade franqueada. Administre seu negócio com paixão, mas esteja disposto a mudá-lo sempre. Seja diferente do que já existe, além de administrar, esteja preparado para fazer tudo dentro do negócio, seja ajudar na faxina, carregar ou descarregar um caminhão. Quem está começando precisa cortar gastos e economizar. Persista, não espere ganhar dinheiro nos primeiros meses e não permita que a pouca entrada te faça acreditar que o negócio não é bom. Mas talvez a principal dica é compartilhar o que pensa com os outros empreendedores e tenha muita humildade, lembrando que nós aprendemos com todo mundo!
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