Do clássico ao geek através do Inferno de Dante


"Abandone toda a esperança aquele que aqui entrar
 Por isso este é o lugar onde tudo é abandonado
 Toda a dúvida e covardia devem morrer
 Os sentimentos de raiva e violência chicoteiam desesperadamente"

A "Divina Comédia" é um patrimônio mundial da literatura. Escrito no século XIV com um cunho teológico rico em alegorias, a obra é dividida em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. O poema é composto de 100 cantos e 14.233 versos, não à toa, seu autor Dante Alighieri ficou conhecido como "o máximo poeta". Mas, dentre as três, a primeira ganhou mais notoriedade, “O Inferno de Dante” ganhou inúmeras adaptações em músicas, anime e até mesmo game.

Num contexto geral, Dante Alighieri realiza uma jornada espiritual pelos três reinos, tendo como guia e mestre Virgílio, seu escritor favorito - autor do poema épico “Eneida”. Nas versões do anime e do jogo Dante é retratado como um Cavaleiro Templário que acabou de retornar das Cruzadas, com o intuito de dar uma pitada a mais de ação, sem deixar de lado a narrativa de sua aventura pelos nove círculos do inferno. A razão desta imersão infernal? A alma de sua amada Beatriz. Deixarei aqui o vídeo do anime dublado para os amantes de um bom desenho e ao final a homenagem das bandas Iced Earth e Rhapsody para esta aventura épica. Prepare a pipoca e o guaraná para apreciar esta obra recheada de mitologia.

 

UM PASSEIO PELOS NOVE CÍRCULOS DO INFERNO

 

1 - LIMBO

No caminho, Dante encontra Caronte, o barqueiro que leva as almas recém chegadas ao mundo dos mortos. Aqui se encontram as almas que não foram batizadas, pagãos virtuosos e crianças, no Limbo não há gritos de desespero nem dor, apenas suspiros. Neste círculo Dante encontra Horácio, Homero, Ovídio, Saladino, Platão, Sócrates, Sêneca, Hipócrates, Enéias, Heitor e o próprio Virgílio. Neste plano está o Castelo das Ciências Humanas com as Sete Muralhas: O Trivium (Lógica, Gramática e Retórica) e o Quadrivium (Aritmética, Astronomia, Geometria e Música), daqui, diversas almas foram salvas por Deus: Adão, Abel, Noé, Abraão, Davi, Jacó, Isaac e Raquel. A negação da fé é a razão da permanência neste círculo.

2 - LUXÚRIA

Dante desce para o segundo círculo, acompanhado de Virgílio, para o que é chamado de Sala do Julgamento, encontrando Minus, O Juiz do Submundo, responsável por julgar os pensamentos luxuriosos e a ganância, Dante reconhece diversas almas, dentre elas Semíramis, Cleópatra e Marco Antonio, Helena, Aquiles, Páris, Tristão e “mais mil almas que foram desfeitas pelo amor”. Sua travessia segue pelo Vale dos Ventos onde as almas agora julgadas são transferidas para o círculo correspondente aos pecados cometidos na Terra para que sofram as punições adequadas.

3 - GULA

Deslizando para o terceiro plano, uma chuva fria e suja toma conta da atmosfera. Aqui se encontram os gulosos, agora condenados à desnutrição no "Lago da Lama", imersos no próprio vômito, castigados por Cérbero, o sabujo de três cabeças e olhos de sangue com apetite insaciável que representa a gula. Dante reconhece apenas uma alma que não está coberta de lama, Ciacco, um político florentino.

4 - AVAREZA

Chegando ao quarto plano Dante se depara com grande quantidade de ouro, aqui estão os rabugentos e vaidosos, agora acorrentados na Colina de Rocha, escravos de seus próprios desejos materiais que transformam-se em pesos de barras e moedas de ouro, aqui está Plutus, Deus dos mortos e das riquezas na mitologia romana. Um detalhe que no jogo e no anime, Plutus é retratado como o pai de Dante, que em vida era mesquinho e traz a memória de castigar o filho sob acusação de furtar algumas de suas moedas.

5 - IRA

O quinto plano é marcado pelo Rio Estige, uma água roxa de sangue fervente, aqui estão os rancorosos, afundados em lama. Dante reconhece Flégias, personagem da mitologia grega que ateou fogo no templo de Apolo por ter violado sua filha.  O jogo e o anime destacam Lúcifer impressionado com o avanço de Dante ao transformar Beatriz em sua própria esposa despertando a Ira dentro de seu coração.
No caminho está a cidade de Dite, uma divisão entre os pecados não intencionais e os cometidos conscientemente, aqui estão mais de mil anjos caídos, hidras e Medusa, rainha das víboras e das serpentes.

6 - HERESIA

Ao passar os portões de Dite, um Cemitério de Fogo é o que aguarda aos que não reconhecem a existência de Deus. O sexto plano é a definição exata para o termo "arder no fogo eterno". Terras inférteis, povoada pelos que negam a Deus e a Jesus Cristo como seu filho. Amontoados, mais de mil condenados em cada cova, estão aqueles que negavam a sobrevivência da alma após a morte corporal.

7 - VIOLÊNCIA

Um destaque dado no jogo e no anime para este círculo: Dante se surpreende ao encontrar sua mãe e não entende a razão dela estar ali e acaba descobrindo que ela cometeu suicídio. Aqui é o sétimo círculo, o Vale Flegetonte, um precipício fedorento onde ficam os violentos separados em três áreas: o primeiro para os violentos com seus próximos, o segundo para os suicidas e o terceiro aos que foram violentos perante Deus. Assassinos, estupradores, agressores e suicidas nunca morrerão neste plano. Entre eles, Alexandre o Grande, Átila o Uno e Dionísio, no primeiro vale está o Minotauro de Creta e os famosos Centauros Quíron e Nesso.

8 - FRAUDE

Malebolge é o oitavo plano, todo em pedra cor de ferro é um lugar com 10 sub-círculos, chamados fossos que são ligados por pontes que separam os diversos pecados relacionados à fraude: Cafetões e Sedutores, Bajuladores, Sinonianismo, Adivinhos, Políticos e Empresários Corruptos, Hipócritas, Ladrões, Enganadores, Semeadores de Discórdia e Falsificadores.

9 - TRAIÇÃO

O nono e último círculo, o Lago Cócite, o abismo gélido de Lúcifer, onde estão os traidores, aqueles que se voltaram contra suas famílias e pátria. Aqui é o Lago das Lamentações, localizado no centro da Terra, formado pelas lágrimas dos condenados, distribuídos em quatro esferas que variam de acordo com a gravidade da traição: Caína (traidores de parentes), Antenora (traidores da pátria e dos correligionários), Ptolomeia (traidores de seus próprios hóspedes) e Judeca (os que traem seus mestres e reis).

Durante a passagem, Dante cita Caim, Antenora e Ptloméia, o Capitão Jericó, Brutus, Cassius e Judas.

No jogo, um destaque: Dante se arrepende e devolve a cruz a Beatriz. Então o anjo Gabriel aparece e salva a alma de sua esposa. Dante enfrenta Lúcifer e ao derrotá-lo finalmente ascende.

Este foi um breve resumo da travessia infernal, narrada em mais detalhes neste clássico da literatura que foi compilado em música por duas grandes bandas de Metal que eu particularmente sou muito fã: Iced Earth e Rhapsody.

O Iced Earth compôs 16 minutos de puro Heavy Metal, ilustrado neste vídeo, por um resumo do anime, conectando as partes da música com as passagens de Dante por cada círculo do inferno.

A versão italiana da banda Rhapsody, Lucca Turilli’s tem uma pegada mais sinfônica e resumida.

Para completar todo este aparato, a Eletronic Arts lançou oficialmente em 2010, um dos maiores jogos da geração Xbox 360/PS3, Dante’s Inferno, uma releitura da obra. Todo este leque artístico (música, games, telas, desenhos, anime) que se inspiraram na obra original do século XIV, nos lembra que os clássicos não são aquelas coisas antigas e empoeiradas. Clássicos são as coisas que duram para sempre.

 

Referências:

ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia – Inferno. Tradução de José Pedro Xavier Pinheiro. 1 ed. Ciranda Cultural Editora, 2020.  240 p.

Inferno (Divina Comédia). Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Inferno_(Divina_Com%C3%A9dia)>. Acesso em: 07 de out. de 2020

Eletronic Arts renova IP de Dante’s Inferno após 10 anos de seu lançamento. Meu Xbox, 07 de fev. de 2020. Disponível em <https://meuxbox.com.br/noticias/eletronic-arts-renova-ip-de-dantes-inferno-apos-10-anos-de-seu-lancamento/>. Acesso em: 07 de out. de 2020


COMENTÁRIOS