Vinagre de maçã: conheça os benefícios - Amadeo


Ele está presente desde a Bíblia. Vinagre, termo derivado do francês vinaigre, significa vinho agre ou azedo, já tinha suas propriedades medicinais defendidas por Hipócrates. Com o passar dos séculos, este ingrediente utilizado para temperar saladas ganhou ainda mais valor na comunidade científica, podendo ajudar a digestão, manter o peso, reduzir a pressão, aliviar a congestão e ajudar a manter a saúde da pele.

Embora existam diversos outros tipos de vinagres, o vinagre de maçã é o mais saudável. Muitas celebridades como Scarlett Joahnsson e Megan Fox já revelaram consumir o vinagre de maçã para manter a forma. Mas a moda não é nova, na verdade, começou há mais de dois mil anos, quando os Romanos utilizavam o vinagre de maçã por conta de seus efeitos medicinais. Pesquisas modernas apontam o que os antigos já sabiam. Um estudo japonês conduzido pelo Central  Research Institute encontrou evidências de que o vinagre de maçã ajuda a prevenir o acúmulo de gordura corporal.

O produto final agrega benefícios de várias partes do fruto. Da produção, extrai-se o metil-sulfonil-metano das fibras, o que ajuda a regular o intestino. Do caroço, libera-se o resveratrol, um antioxidante que combate as moléculas nocivas de radicais livres. Da polpa, sai o picnogenol, que protege as paredes dos vasos sanguíneos, e boas doses de beta-caroteno, um poderoso antioxidante. A polpa ainda fornece a pectina, uma substância importante para diminuir a taxa de colesterol no sangue e proteger as paredes intestinais.

E se a proteção do intestino e dos vasos sanguíneos não te parece o suficiente para usar o vinagre de maçã, seus benefícios são ainda mais extensos. Ele é muito eficaz no processamento de toxinas, ajudando o fígado a eliminá-las mais rápido através da ação dos ácidos lático, cítrico e málico. Este último, encontrado no vinagre puro, ajuda a retirar as impurezas do sangue. Já o ácido acético facilita a digestão e a absorção dos nutrientes da refeição, além de ajudar a curar inflamações. Por isto, aponta-se para o fato de que o produto auxilia a regeneração do organismo e evita o envelhecimento precoce.  

A lista de benefícios do vinagre maçã é extensa e além das funções citadas ainda contém 20 minerais, em um equilíbrio considerado perfeito. Entretanto, não são todos os vinagres de maçã que possuem todos eles.

Ué, como não?

Nem todo vinagre de mação é igual. Os benefícios apontados anteriormente só são encontrados no vinagre puro e natural. Logo, evite comprar aqueles que são pasteurizados ou tenham adição de água, aditivos ou conservantes. O segredo para o vinagre de qualidade está na lista de ingredientes. Observe, compare e escolha o Amadeo!

 


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS