Quer viralizar nas redes sociais?
A presença nas redes sociais já é uma exigência para quem deseja vender produtos e serviços, por isso é preciso saber como usar as redes a seu favor.
Não tem mais como negar, menos ainda ignorar, o poder das redes sociais. Nesse processo intensificado nos últimos anos, ficou evidente que mais do que um espaço para interações sociais, as redes se consolidaram como uma verdadeira vitrine para marcas, empresas e serviços. Pense em seu próprio comportamento pessoal: quando você deseja saber mais sobre um produto, uma empresa ou um serviço, qual a sua primeira atitude? Eu aposto que é buscar o perfil desejado nas redes sociais!
Dessa forma, não tem mais como evitar a presença nas redes, em especial, se você precisa comercializar alguma coisa. Nesse contexto, o mínimo de conhecimento sobre as possibilidades de cada ferramenta disponível (seja Facebook, Instagram, Youtube, TikTok ou Linkedin) é essencial e conseguir fazer a sua empresa “viralizar” nas redes sociais tornou-se sinônimo de sucesso.
Porém, as regras para alcançar esse novo tipo de sucesso ainda são um pouco misteriosas para a maioria das pessoas. Especialmente, porque as redes são geridas pelo famoso algoritmo e entender como ele funciona quando o assunto é distribuição de conteúdo ainda é um mistério que tem sido desvendado aos poucos. Ainda assim, algumas regras já foram identificadas pelo marketing digital e podem ser usadas a favor da sua empresa.
Viralizar?
Pois é, o nome pode parecer estranho e até lembrar algo relacionado a doença. A intenção é de associar o poder de um determinado conteúdo com o poder do vírus de se espalhar rapidamente. A ideia é proporcionar um efeito avassalador em que todos falem sobre o assunto, compartilhem, comentem e, até mesmo, gerem outros conteúdos a partir da ideia principal.
Para isso, já se observou que alguns formatos acabam rendendo melhor, como é o caso de vídeos de humor, clipes com danças e coreografias e os famosos “memes” – sendo esse, talvez, o formato mais famoso e que mais tem se disseminado nas redes ultimamente.
Mas é preciso reforçar também que o poder de alcance de uma publicação, ou seja, o fato dela viralizar e atingir um grande número de pessoas, não significa diretamente que ela tenha sido efetiva na comunicação. É preciso analisar algumas métricas além do número único de visualizações e alcance, por exemplo. Um dado muito considerado pelos analistas de marketing digital é o de engajamento. Mais do que ser visto, seu conteúdo precisa conseguir gerar interações e envolvimento com quem o recebeu. Ele rendeu comentários? Foi compartilhado e indicado? Ver algo na rede social é uma ação simples, basta rolar o feed que está cheio de imagens. Porém, gerar uma ação como curtir, comentar ou compartilhar é algo que requer envolvimento, que o público desprenda um momento – ainda que rápido – para auxiliar no desempenho de um negócio. Essa ação só é gerada quando há interesse real.
Definidos os passos iniciais que precisam ser dados para quem deseja viralizar nas redes, separamos algumas dicas básicas que podem te auxiliar na hora de alcançar o seu objetivo.
Criatividade e Tendências
Simplesmente copiar o que já existe, não é bem visto e nem faz sentido. Assim, a criatividade é sempre uma aliada importante na hora de pensar o seu conteúdo e o que você pode apresentar nas redes sociais. Os materiais que já existem podem servir de inspiração para você aflorar a sua criatividade.
Os conteúdos engraçados ou emocionantes são os que, geralmente, mais despertam o interesse das pessoas. Anote aí!
Apesar da criatividade ser um item importante, seguir o que está em alta, o que é a tendência do momento também é sempre uma boa pedida. Nesse caso, o equilíbrio é tudo. Então, fique de olho nas modinhas do momento, dos memes, desafios e músicas virais que estão em alta e podem ser aproveitados por você.
Contudo, lembre-se sempre: é preciso que o conteúdo tenha a ver com a sua marca, seu produto, seu serviço! Não basta ser criativo ou está em alta, se não tem relação com o que você faz, o conteúdo não vai atingir o objetivo real.
Atenção ao conteúdo
O conteúdo que você vai postar é de extrema importância. É lógico que o principal é a sua empresa ou o serviço prestado, mas ele não deve vir sozinho. Se conseguir acompanha-lo de um conteúdo relevante, as chances de conseguir uma boa repercussão aumentam bastante. Tente usar o que você deseja comercializar como um meio capaz de levar informação de útil e de qualidade.
Por isso, estar antenado com o que acontece é essencial. As pessoas respondem mais facilmente aos conteúdos que estão em pauta naquele momento, é mais provável conseguir gerar engajamento. Mas, como as coisas mudam muito rápido, as pautas se alternam rapidamente, então é preciso muita atenção para falar sobre um determinado tema na hora certa e no lugar certo.
Aqui a dica também é para tomar cuidado com a forma em que você aborda determinados assuntos que são considerados sensíveis. Na dúvida, não reproduza nada. Ninguém quer viralizar pelo motivo errado, não é mesmo?
Use vídeos sem moderação
No momento, o formato mais bem aceito da internet é, sem dúvidas, os vídeos. Essa é a linguagem de comunicação mais completa, que une texto, som e imagem. Porém, a dica aqui é: cuidado com o tamanho!
Vídeos são sempre bem-vindos e podem ajudar a passar a mensagem desejada, mas precisam ser vídeo curtos, objetivos e diretos. O tempo ideal é entre 30 segundos e um minuto. Pode parecer pouco, mas quando se estrutura bem o que deve ser dito, você consegue aproveitar o tempo da forma certa!
Comprometimento
Alimentar as redes sociais com conteúdo de maneira constante não é algo simples, exige organização e comprometimento. As boas ideias, que dão resultado, não surgem do nada. Elas foram pensadas, elaboradas, aprimoradas. Faça isso com o seu material. Planeje o conteúdo que você deseja apresentar e avalie qual o melhor formato para isso.
Além do mais, definindo o seu conteúdo de maneira planejada, você consegue estabelecer uma constância de publicação. A partir disso, quem avaliar suas redes vai conseguir identificar o comprometimento do seu perfil. Além dos usuários, essa postura faz com que o próprio algoritmo entenda que seu conteúdo é de maior qualidade e que as pessoas gostariam de ver.
Atenção! Evite excluir conteúdo, editar legendas e postar materiais visuais de baixa qualidade. Isso pode fazer o algoritmo derrubar o seu alcance.
Busque a interação
Nem sempre a tal esperada interação vem de maneira natural, por isso use e abuse dos recursos que podem facilitar alcançar esse objetivo. Verifique o que cada rede social oferece, mas explore caixinhas de perguntas, enquetes, quiz de perguntas e respostas etc.
Mas, lembre-se, de nada adianta pedir a interação da sua audiência e deixá-la falando sozinha. Mesmo que o retorno inicial seja pequeno, responda todo mundo, poste as repostas e os resultados das ações a que se propôs. Isso humaniza as relações, demonstra que há um ser humano real do outro lado da tela, uma pessoa que se importa, de fato, com o que o público-alvo pensa e acredita.
Invista no que já deu certo
Se você notou que algum formato específico, conteúdo ou proposta rendeu muito para você, continue apostando nele. Como você pode extrair algo novo disso? O que mais ele poderia render?
Use o tema em outros formatos, responda as perguntas que possam ter surgido. Se o engajamento foi bom, é um sinal de que aquele conteúdo conseguiu atingir diretamente o seu público-alvo.
Parcerias
Os chamados “micro influenciadores” estão cada vez mais em alta. Trata-se de influenciadores com um número de seguidores nem tão grande, mas que conversam com o público-alvo que você deseja atingir com seu produto, empresa ou serviço.
Investir por nichos tem sido uma estratégia com bons retornos. Informe-se se na sua cidade ou região tem algum pequeno influenciador que costuma ser ouvido pelo público com o qual você deseja trabalhar e aposte em uma parceria. Fica a dica!
Fiama Heloísa
revista@editoraexito.com.br
COMENTÁRIOS