Grandes erros a serem evitados por quem quer empreender
O sonho de montar um negócio para ser o seu próprio chefe e prosperar financeiramente leva muitos brasileiros a partirem para o empreendedorismo. Entretanto, sem se cercar de informações, planejamento, são grandes as chances do negócio não vingar e a prova disso que é 25% das empresas fecham as portas antes de completarem dois anos. Não cometer erros cruciais é a chave para fugir do fracasso.
A ideia de montar uma empresa, um comércio, enfim, um negócio não pode vir de um estalo e já ser colocada em prática.É preciso todo um processo de aprendizado, pesquisa e estudos para fugir das armadilhas que levam à falência.
Listamos os erros mais graves que o empreendedor não pode cometer:
Agir por impulso, sem planejamento
O planejamento se faz necessário para que o empreendedor reflita antes de colocar as ações em prática, pois previne possíveis riscos desnecessários e torna os resultados mais assertivos. Todo planejamento deve iniciar com um objetivo maior, um alvo a ser alcançado, e cada passo para a chegada deve ser definido em um plano de ação.
O plano de negócios sempre será um bom guia, uma vez que é um documento onde o empreendedor fará o detalhamento de como será a futura empresa ou a melhoria de seu negócio.
Após levantamento das informações, pesquisas e avaliação do todo, inicia-se o plano de ação, que são as etapas para a implementação do negócio, ou seja, o cronograma das ações, o papel de cada responsável e os prazos para serem cumpridos.
Entender o que mercado necessita
Entender melhor o que o mercado consumidor demanda, pode ser uma excelente oportunidade para empreender, porém, para isso, é necessário buscar conhecimento e informações que vão além do produto ou serviço que se tem a oferecer. Será necessário entender que os desafios são grandes, mas com planejamento e organização os bons resultados serão prováveis.
Gerenciar o dinheiro
Outro erro muito comum aos empreendedores iniciantes e que merece atenção redobrada, é referente a mistura do dinheiro pessoal com o do negócio. A falta de controle financeiro, que muitos não sabem fazer, pode comprometer a saúde financeira da empresa e pessoal. “Além disso, sem o controle correto não será possível saber se a empresa tem lucro ou prejuízo, se é necessário fazer algum ajuste na precificação, se a empresa tem capital suficiente para investir no seu crescimento, na divulgação, contratar etc. Sendo assim, o empreendedor deve ter em mente que para o negócio iniciar de forma sustentável deverá investir tempo em informação, conhecimento, planejamento, mentorias e esse ciclo será constante, na medida que a empresa cresça sempre haverá algo para aprender e implementar”, explica a Consultora de Negócios do Sebrae-SP, Fabiana Pincelli.
Fugir do modismo
É preciso tomar cuidado com “modismos”, que são negócios que em um primeiro momento atraem muitos clientes, mas meses depois, não despertam mais atenção. Tomamos com exemplo o caso das paleterias, que ofereciam picolés mais gourmetizados e fizeram enorme sucesso em diversas partes do Brasil, no começo da década passada, mas em dois anos, perderam o interesse. Muitos que investiram nesse negócio faliram e hoje há poucas unidades abertas.
Tome cuidado com os modismos e não perca o timing do negócio
Outro cuidado que se deve ter é com o “timing” para que seu negócio não seja considerado obsoleto. No século passado, por décadas, ter um curso de datilografia era um grande diferencial, exatamente por isso, havia muitas escolas que ensinavam a datilografar, porém, nos anos 1990, quando o computador invadiu as grandes empresas, o importante era ter conhecimentos de informática. Agora, imagine alguém desatento ao mercado que decidisse justamente nesse momento de transição, abrir uma escola de datilografia ou invés de uma de informática? Pode parecer surreal, mas cases assim, ocorrem com frequência.
Investir na equipe
Independente do número de pessoas que irá atuar em sua empresa, é preciso enxergá-las como parte de uma equipe e para isso é preciso escolher as que estão preparadas. Acreditar que amigos e familiares sem nenhum preparo possam exercer uma função relevante na empresa ou optar por pagar salários bem abaixo do mercado, resultará em graves problemas. Por outro lado, escolher bem os talentos, saber ouvi-los, ter um plano de carreira e investir em treinamentos para que os mesmos se mantenham atualizados, aumentam consideravelmente as chances de sua empresa prosperar.
Ignorar a importância da internet
Pode parecer absurdo, mas ainda há quem queira montar um negócio rentável e que simplesmente ignore o poder da internet e das redes sociais. Fabiana da Sebrae comenta: “Toda e qualquer empresa deve ter sua presença digital garantida, ou seja, um e-mail, uma rede social, um site ou minimamente um perfil da empresa no Google ativos, pois são caminhos para que um potencial cliente encontre o seu negócio. No Brasil, 70% da população tem acesso à internet e a tecnologia melhorou a vida das pessoas em todos os aspectos. Os hábitos das pessoas em relação ao consumo de produtos pelos canais digitais mudou e evoluiu, e, atualmente, uma empresa que não tem estratégias para utilização das redes sociais, está deixando de evoluir enquanto negócio. Para a melhor utilização das ferramentas as empresas devem ter uma estratégia e acompanhar os resultados das ações realizadas, assim o processo de comunicação e relacionamento com o cliente torna-se cada vez mais relevante ao negócio".
Financeiro
A importância do planejamento adequado direciona o empreendedor para o valor a ser investido inicialmente no negócio, porém deve-se lembrar que a empresa também precisa de capital de giro para se manter por um período, até que fature o suficiente para se manter e crescer. Nesse processo de planejamento, inicialmente quem investe é a pessoa física, portanto estabelecer um limite de capital a ser investido somado ao capital de giro necessário para os próximos seis meses, pelo menos, de forma que não comprometa o patrimônio pessoal. Durante o planejamento deve-se calcular o preço de venda dos produtos e serviços, mensurar uma meta mensal de faturamento e o limite de gastos, e assim, com essas informações será possível realizar um estudo de viabilidade que garanta o retorno financeiro pelos resultados esperados no negócio, considerando os cenários positivos e negativos, o quanto de investimento será necessário e em quanto tempo levará para que a empresa se pague.
A escolha do local
Excetuando os que trabalharão apenas de maneira virtual, todos que tiverem uma empresa ou loja física necessitam escolher bem o ponto, pois isso pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio. É importante antes de escolher esse local, planejar e entender se o seu público e futuro cliente está inserido nessa mesma região. “Muitos empreendedores se preocupam apenas com o valor do imóvel (para comprá-lo ou alugá-lo), mas se esquecem que o ponto comercial está diretamente ligado à estratégia da empresa, ou seja, antes de se preocupar somente com o investimento financeiro, há que se avaliar a infraestrutura e se haverá necessidade de adequação, documentação e zoneamento, fazer uma pesquisa sobre o histórico do local e sua vizinhança, na facilidade de acesso e o fluxo de pessoas”, afirma a Consultora de Negócios do Sebrae-SP
Escolha o local pensando se o seu público está na mesma região
Comunicação com os clientes
Independente da quantidade ou do tipo de cliente, não ter um bom canal de comunicação com o mesmo antes, durante e depois, resultará em fracasso, mesmo que outros cuidados tenham sido adotados. Primeiro é preciso entender o que ele quer; segundo, oferecer algo que o satisfaça e ter diversas formas para que o mesmo possa entrar em contato para sanar dúvidas, apresentar dicas e críticas. Um eficiente sistema de atendimento pós-venda não pode ser ignorado, pois isso pode fazer com que o cliente nunca mais volte a comprar seus produtos ou serviços.
COMENTÁRIOS