O que pode acontecer quando duas pessoas da mesma família se unem e se especializam para criar uma empresa? A resposta mais óbvia é que a empresa em questão será muito produtiva e contará com todo apoio da família. Mas o caminho não esteve livre de obstáculos para Karina PattisReiterZieher e Sheila K. Reiter, proprietárias da Prema Vidros e Velas, em Treze Tílias. Em uma conversa com a Êxito, as empresárias dividiram sua história e parte dos seus desafios.
Se a gestão e o financeiro são o cérebro de uma organização, o setor de recursos humanos é o coração. Mais do que apenas realizar tarefas burocráticas de contratações e demissões a equipe de RH, é uma observadora nata. Além de compreenderem as necessidades dos colaboradores são responsáveis por mantê-los motivados, além de fazer a ponte entre chefe e funcionário. Para isso é preciso investir em práticas de RH dentro da sua empresa, para mantê-la no páreo do mercado competitivo.
Na década de 1960, quando os Beatles surgiram, eu estudava no Ginásio Marista Frei Rogério, a Escola que me preparou para a Vida. O professor de inglês era o Irmão Léo e para fixarmos o aprendizado, ele usava letras de canções, como a música folclórica escocesa “My Bonnie”. Em ritmo de valsinha aprendemos a cantar sua letra, bem simples e repetitiva: “My Bonnie lies over theocean, My Bonnie lies over thesea. My Bonnie lies over theocean, oh bringback My Bonnie to me”.
Você até pode ser o tipo de pessoa que não é muito ligada à moda e que não se preocupa com as tendências do ano e nem da estação, mas aposto que em toda vitrine que você olha, deve ter visto flores estampadas em camisetas, vestidos, saias e bermudas. Nem todo mundo aposta e gosta das estampas florais, com medo de usar um look de cortina de Vovó. Você pode ser uma pessoa que prefere estampas neutras e não foge do bom e velho preto nem no verão, mas as flores estão em alta nessa estação e podem gerar boas combinações.
Em 2018 já se ouvia que a Indústria 5.0 seria a grande realidade de 2020, cujo objetivo seria trazer de volta o toque humano. Enquanto nem todas as empresas conseguiram adaptar seus processos para a 4.0; a 5,0 já é real em outras. Outras já atuam segundo a Indústria 6.0, que se volta para a segurança do usuários e proteção dos dados que compartilha com inúmeras empresas, sejam de tecnologia ou não. Ao que tudo indica, a Indústria 6.0 será uma mescla entre tecnologia e ética.
Os programas de vacinação são fundamentais para a prevenção e erradicação de doenças. O sarampo e a poliomielite são duas doenças que voltaram a assombrar famílias do Brasil nos últimos dois anos. O que nos perguntamos é como doenças que já haviam sido erradicadas, voltam a fazer parte da realidade brasileira e se concentram principalmente nas áreas mais pobres do país? Os movimentos antivacina são grandes vilões na hora de combater doenças tão perigosas e que podem gerar sequelas tão graves.
Uma das coisas mais fofas do mundo é ouvir crianças falando. Elas criam palavras novas, erram verbos, trocam sílabas, substituem letras e não há adulto que resista sem achar alguma graça. Essa fase bonitinha começa com o aprendizado da fala e se estende ao longo dos primeiros anos de vida da criança, respeitando seu próprio ritmo. Mas como identificar quando uma fala errada bonitinha se torna um problema? Quando procurar ajuda e o que fazer para corrigir?