Lições de sucesso
Não há como negar que ela é um fenômeno. Se tem alguém que entende de lançamentos e de histórias de sucesso é ela, a famosa Netflix. O que ela faz para ter sempre sucesso em tudo que lança, não é um mistério para ninguém. Ela é um exemplo e inspiração a ser seguido. Engana-se você que pensa não poder aplicar algumas de suas dicas e cases de sucesso nas suas próprias empresas. O sol brilha para todos e o sucesso é uma constante de quem trabalha e dedica-se para alcançá-lo.
Quando a Netflix anunciou que lançaria a quarta temporada do seriado Lúcifer, as pessoas ficaram eufóricas. O "diabo" conquistou o coração de muitas pessoas no mundo por conta da trama inusitada. Não foi a Netflix que criou e começou a produzir o seriado. Mas vendo a chance de mercado, comprou os direitos da série e teve a autorização para produzir a quarta temporada, o que foi um ponto visionário. Porque deixar "morrer" algo que é um sucesso e conquista o coração das pessoas? Lúcifer fez tamanho estrago que até o Padre Fábio de Melo utilizou sua conta no twitter para elogiar a série e contar um fato inusitado. Ele já havia declarado que o "ruim" da série era que volta e meia se pegava torcendo pelo diabo e acabava até "gostando" dele. Um belo dia ele resolver comentar com o Padre Zezinho que gostava de Lúcifer, achando que o mesmo sabia sobre a série e Zezinho mandou um áudio rezando por ele. Vocês têm noção de como um simples seriado, pode gerar um grande alarde nas mídias? A Netflix sabe muito bem e utiliza isso ao seu favor!
Enquanto você pensa no sucesso da Netflix, olha para a sua própria empresa e pensa como conquistar tamanha fama. Vale lhe lembrar que toda grande empresa ou marca começou de um sonho. Quando você está disposto a investir na sua empresa para alcançar esse sucesso? E eu não falo apenas em investimento financeiro. Quanto do seu tempo, por exemplo você está disposto a doar em busca desse sucesso? Como está a qualificação da sua equipe? Você realmente quer ser um sucesso? São muitas questões a serem analisadas. Já falamos várias vezes e vamos repetir: mire no futuro e reme. Isso quer dizer que você deve fazer um bom planejamento antes de chagar ao seu sonho até porque para chegar até lá é necessária uma construção diária.
Esse é um trabalho de formiguinhas, um passarinho pequeno por vez e uma construção diária. Prepare-se.
Se você acha que a Netflix surgiu da noite para o dia e virou um sucesso simplesmente porque seus idealizadores tinham "sorte", eu digo que você é um ingênuo. Devo lembrá-lo que a Netflix surgiu em 1997 (sim, ela tem 22 anos) e trabalha com venda de DVDs e entrega pelos correios.
A primeira lição de sucesso que a Netflix nos ensina é que ela tem uma ampla visão sobre mudanças de cenário e sabe aproveitar as oportunidades, buscando adequar-se. Como uma empresa que vendia DVDs tornou-se referência como criadora de conteúdo e uma das maiores empresas de entretenimento do mundo? A resposta é simples: analisando o público e se encaixando no meio onde está inserida. Os tempos mudam, as pessoas mudam, os gostos do consumidor também. As empresas precisam acompanhar a época em que estão inseridas. Se você acha que não se mexe em time que está ganhando, talvez precise mudar sua maneira de ver seu negócio. Se você está no século XXI, dialogando com pessoas conectadas e que debatem sobre inúmeros assuntos precisa estar preparado para bem entendê-las. Se você vende sapatos, é necessário que esteja atento às novidades do mercado, ao posicionamento do consumidor, aos preços da concorrência (que hoje não são só lojas físicas, mas os e-commerce também), sem falar no atendimento, que deixou de ser um diferencial a muito tempo, afinal ele tem grande parcela da decisão de compra do consumidor. Apresente as soluções antes de serem apontados os problemas.
A Netflix rompeu as barreiras da sua zona de conforto e deixou apenas de passar séries e filmes criados por empresas. Ela estudou seu público e o abraçou, criando conteúdo que o interessasse e chamasse sua atenção. Trabalhar com um público tão eclético e variado pode ser uma grande confusão se você não tiver o conhecimento necessário a respeito dele. Você precisa agradar a criança menor de 05 anos, passando um conteúdo educativo e divertido, ao mesmo modo que precisa agradar o senhor aposentado que ainda está acostumado ao ritmo das telenovelas e dos programas ao vivo de rádio. Como fazer tudo isso sem se perder? Dialogando com seu público. Interagindo com ele e buscando novas alternativas. Você que vende eletrodomésticos, conhece o perfil da nova "dona de casa"? A dona de casa hoje, é a mulher de 35 anos, empresária, que tem 2 filhos ou pode ser o solteirão de 47 anos que gosta muito de cozinhar e procura sofisticação nos produtos para compor sua nova cozinha planejada. Você está preparado para atender públicos e gostos tão diferentes? A Netflix sim! Ela preocupa-se em conhecer seu público e em agradá-lo ao máximo, trazendo conteúdo diferenciado, que dialogue com o que o público pensa e sente. Como vou dialogar com um adolescente se não me preocupar com o que ele sente e em sanar suas mais variadas dúvidas sobre a vida? Se eu tentasse fugir disso, eu estaria fazendo o comum. Arrisque-se.
Preocupe-se com o seu posicionamento nas mídias. A Netflix sempre dá uma aula de bom humor e coerência quando aparece nelas. Tem um contato bem direto com seu público e faz com que o bom atendimento seja tratado como experiência de vida. As chances de você responder um comentário da Netflix no Twitter e em minutos receber uma resposta bem humorada, são grades. A genialidade da equipe de marketing da empresa, é surpreendente, não só com o contato com o cliente, mas também na divulgação. Quando eles lançaram a série "You", a série foi um verdadeiro sucesso de público. No Brasil eles anunciaram o final da série e uma nova temporada com o ator Penn Badgley, falando a seguinte frase: "Oi Brasil, aprendi uma expressão que define exatamente o que é "You". Não era amor, era cilada". Essa frase é um clássico do Grupo Molejo e fez sucesso enorme na década de 90. Entendeu o contexto de tudo isso? As vezes a "sacada genial", já vem pronta, é só saber investir de maneira correta.
Como ter um grande negócio sem investir em tecnologia? Na nossa realidade isso não é possível. Você não se destacará no mercado se não acompanhar a tecnologia. A Netflix queria estar em todos os lugares e ela conseguiu. Hoje eu posso assistir a um episódio da minha série favorita, no meu smatphone em qualquer lugar que eu tenha acesso a internet ou aos dados móveis. É importante que as tecnologias também dialoguem entre si, para maior funcionalidade.
Outra questão importante da Netflix, é que em suas produções, ela valoriza seu principal produto, o pessoal. Ela foge dos estigmas. Quando você pensa em um negro atuando, você deve remetê-lo ao papel do bandido ou da empregada. A Netflix foge dos paradigmas e dá a oportunidade das pessoas atuarem em papeis que fujam dessa realidade, dando a oportunidade de visibilidade àquele público. E eles valorizam esse público e sua competência profissional além da sua aparência, buscando talentos dentro e fora das telinha, para produzir uma série ou filme de sucesso é preciso muito mais do que uma série de atores, um câmera e um diretor e essas pessoas se sentem representadas também dentro da equipe de produção.
O sucesso não tem fórmula pronta. Ele não vem sem trabalho e dedicação. É preciso pensar e estar fora da caixa. Você precisa inovar, dentro da sua empresa e no seu posicionamento frente aos negócios. A corrida começou. Você sabe onde seu sucesso está?
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