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Inteligência artificial e os negócios


E se as máquinas e novas tecnologias pensassem como nós? E se fossem capazes de executar funções motoras e mentais como nós? O “e se” já ficou no passado afinal, nós já conquistamos esse objetivo. A Inteligência Artificial começou como um sonho e hoje se desenvolve na medida que as necessidades humanas precisam de uma mãozinha a mais para executar algumas tarefas. Tem sido muito importante na elaboração de novos negócios e ferramentas que facilitam a vida humana. 

Você já deve ter assistido o Homem Bicentenário, mas de um milhão de vezes, até porque a TV aberta não nos deixa esquecer dele. Ele abordava de forma distante a questão da inteligência artificial. Vocês devem lembrar como Robin Williams interpretou brilhantemente o robô Andrew e como foi a o processo de transformação dele com relação aos sentimentos e visão de mundo e da vida. Porém a inteligência artificial vai muito além da ficção-científica e já aplicada a muito tempo como uma forma de impulsionar os negócios. Se você recapitular na sua memória, na edição 76 da Revista Êxito, quando falamos sobre a quarta Revolução Industrial, citamos essa tecnologia, já como uma nova fonte de “fazer negócios”. Vamos conversar um pouco mais sobre isso? 

Em 1940 as pesquisas em torno da inteligência artificial eram aplicadas apenas visando buscar novas funcionalidade para o computador que ainda era um projeto. Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, veio a necessidade de desenvolver novas tecnologias para impulsionar a indústria bélica. Com o tempo surgiram mais linhas de estudo relacionadas a essa tecnologia. A linha de estudo biológica estuda o desenvolvimento de conceitos que pretendiam imitar as redes neurais humanas.  Foi só nos anos 60 que ela recebeu de fato o nome de inteligência artificial, quando os pesquisadores da linha biológica acreditavam ser possível fazer as máquinas realizarem todo tipo de tarefa humana, incluindo a mais complexa que é raciocinar.

O objetivo é não apenas solucionar problemas de maneira racional, mas o grande “passo” dentro dos estudos da inteligência artificial é desenvolver sistemas que consigam aprender a se autodesenvolver, ou seja, criar novas deduções a partir da junção de várias informações fragmentadas assim como acontece dentro do sistema neurológico humano. A ambição das pesquisas envolvendo essa tecnologia é a possibilidade de fazer com que a criatividade, emoções e sentimentos humanos sejam reproduzidos pelas máquinas.

Para desenvolver a inteligência artificial é necessária a união de diversas tecnologias e é importante destacar três fatores importantes: máquinas com grande potência de processamento;  modelos de dados otimizados capazes de processar e analisar informações de modo inteligente; constante quantidade de informações para alimentar os modelos.

Em geral sistemas de inteligência artificial seguem quatro propriedades básicas: aprendem de maneira contínua a cada interação com novos dados;  compreendem variados tipos de informação seja: textos, imagens ou sons; interagem em linguagem natural: enxergam, falam e escutam; conseguem interpretar ideiais e elaborar hipóteses, basicamente raciocinam. Essa tecnologia vem sendo utilizada para criar soluções que tenham como finalidade facilitar a vida das pessoas e reduzirem a carga de tarefas operacionais.

A inteligência artificial tem sido uma importante ferramenta de melhoria e impulsão nos negócios. A expansão dessa tecnologia se dá principalmente por conta de benefícios que apresenta com relação à produtividade e os bons resultados relacionado a automatização e digitalização de processos. De acordo com a consultoria da BCC Research já em 2013 o mercado da inteligência artificial somou cerca de U$ 5,3 bilhões e poderá chegar a U$ 15,2 bilhões em 2019. Marcando um crescimento de 20% ao ano dos investimentos no setor.

A inteligência artificial é uma tendência que chegou para ficar, afinal proporciona algo que toda a empresa busca: agilidade e qualidade, assim como Cloud computing, análise de dados, algoritmos, entre outros. Essas questões facilitam operações e melhoram sensivelmente os resultados dos negócios, gerando a popularização da tecnologia entre as empresas. 

A inteligência artificial possibilitou a criação de softwares que possibilitam inúmeras vantagens para o funcionamento da empresa, sendo elas:

Automação de tarefas: “Tempo é dinheiro”. Você já deve ter ouvido essa frase um milhão de vezes. Levando isso em consideração, podemos elencar que a inteligência artificial é muito bem utilizada no meio empresarial quando se trata de otimizar o tempo porque muitos processos foram automatizados por sistemas inteligentes, fazer planilhas ficou muito mais fácil, por exemplo, dessa forma existe mais tempo para dedicar-se a outras funções, até mesmo para a capacitação da equipe que torna o negócio mais rentável e produtivo.

Agilidade e precisão nas análises de dados: Trabalhando com machine learning (sistemas avançados que são capazes de captar, organizar e cruzar o volume de informações obtido diariamente pelas empresas) é possível traçar estratégias úteis baseando-se em dados relevantes como por exemplo o comportamento do consumidor e desempenho de funcionários. Essas ferramentas possibilitam: saber quem são os melhores clientes; checar quais produtos e serviços são mais populares; analisar quais produtos ou serviços são pouco utilizados e devem sair de linha; aumentar a eficiência do setor de marketing; personalizar o atendimento ao consumidor; oferecer novas experiências aos clientes; melhorar treinamentos e otimizar recrutamento.

Compartilhamento de dados na nuvem: Dentro da tecnologia de inteligência artificial surgiu o conceito de computação na nuvem. O que consiste em armazenar arquivos em servidores on-line, evitando instalar aplicativos ou ocupar mais espaço no HD do computador, podendo interligar a rede de computadores da empresa e todos tendo acesso a qualquer arquivo ou documento do dispositivo. Mais de 80% das organizações brasileiras já se utilizam dessa ferramenta.

Eficiência no atendimento aos clientes: O serviço de atendimento ao cliente o popular SAC, se tornou mais automatizado e moderno. Agora a solução de problemas ou o esclarecimento de dúvidas pode acontecer via e-mail, redes sociais, ou chats estabelecendo uma nova forma de diálogo. Como o primeiro contato é realizado de forma automatizada, com um robô a triagem das solicitações soluciona algumas questões por conta própria, reduzindo a carga operacional dos atendentes, que podem assim executar outras tarefas.

Existem algumas empresas que já trabalham de forma intensiva com essa tecnologia. Como o Bradesco que tem BIA, que é utilizada para sanar dúvidas recorrentes dos clientes sobre os serviços do banco.

A Inteligência Artificial pode impactar de maneira positiva nos resultados da empresa e alterar a maneira de fazer negócios. Você pode aplicá-la em sua empresa seguindo alguns passos:

Tenha objetivos: Você deve parar e pensar: como a inteligência artificial pode agregar valor ao meu negócio? A partir dessa resposta você conseguirá estruturar soluções com base na tecnologia. Se você fizer apenas por “fazer” ou para “entrar na onda”, sem objetivos específicos e diretos o investimento será pouco efetivo, trazendo apenas prejuízo. Conheça afundo a tecnologia e não crie grandes expectativas crendo que do dia para noite encontrará a solução para os problemas ambientais do mundo (esperamos que isso aconteça um dia), por exemplo. Conheça as limitações a cerca dessa tecnologia, encontre os problemas e pense em uma solução para extingui-los ou pelo menos diminui-los e assim busque algo que seja um facilitador para sua equipe e clientes.

Invista em Big Data: Sem dados não se faz a inteligência artificial, afinal é assim que ela alcança todo seu potencial. A Big Data é uma técnica utilizada para captar, organizar e cruzar o grande volume de informações produzidos pela empresa no seu dia a dia, inserindo essas informações nos sistemas é possível fazer com que eles aprendam cada vez mais sobre determinada tarefa e aprendam a executar sozinha.

Envolva toda a empresa: Essa tecnologia deve ser uma parte das estratégias de transformação digital em toda empresa. Como ela não deve ser uma iniciativa isolada é importante que a empresa estimule o envolvimento de todos os colaboradores com a ferramenta, apresentando a todos os softwares, suas funções e provando as vantagens que trazem para o negócio e consequentemente para os próprios colaboradores. Levando em conta que a inteligência artificial está ligada aos desafios individuais de cada organização, incluindo todos os seus departamentos. Para que a tecnologia funcione da melhor forma é muito importante oferecer treinamento e refinamento constante a todos os funcionários, permitindo que eles conheçam cada vez mai sobre a tecnologia e a apliquem de maneira prática e correta no seu dia a dia de trabalho.

Comece aos poucos, mas comece: Com o avanço acelerado da inteligência artificial no mercado competitivo, não há mais tempo a perder. Enquanto você fica olhando as demais empresas crescem tendo essa tecnologia como grande aliada. É preciso começar a investir o quanto antes para não ficar para trás no quesito tecnologia e desenvolvimento no mercado. As máquina inteligentes deixaram de ser ficção e se tornaram realidade a um bom tempo, por isso é de extrema importância adaptar-se a esse novo cenário. Seja assertivo e vá implantando a tecnologia aos poucos, mudanças muito radicais já de início podem dificultar na implementação e adaptação. Tenha a sua disposição ferramentas que facilitarão os processos de trabalho e impulsionarão a expansão empresa.

Esteja ciente quanto aos obstáculos: Implementar novas tecnologias nos negócios é um processo cansativo e que pode gerar alguns desconfortos. Alguns profissionais mais tradicionais podem criar resistência ou não entender a necessidade da mudança. As falhas técnicas provavelmente surgirão em algum momento, mas não devem tomar proporções grandiosas ou ser um motivo para desistir do processo de modernização, tudo é uma questão de conhecimento, aprendizagem e aprimoramento. A busca pelos melhores resultados e otimização de processos para colaboradores e clientes deve ser o foco da transformação da organização.

Tenha uma equipe técnica de qualidade: Para aplicar a inteligência artificial de forma eficiente na empresa é indispensável poder contar uma equipe de TI de qualidade. Os profissionais desse setor devem ser atualizados e se interessarem pelo assunto, para que possam trabalhar de forma participativa sugerindo ideias relevantes para desenvolver bons sistemas e se relacionar com fornecedores de igual para igual.

É muita coisa para absorver em um curto espaço de tempo. A inteligência artificial é uma tecnologia complexa, mas que tem como objetivo mudar o curso dos negócios e facilitar os processos humanos. A verdade é que essa tecnologia está aí e disponível para nosso uso e adaptação, não há como ignorá-la. Essa tecnologia deixou a muito tempo de ser uma ameaça para tornar-se uma grande aliada na vida cotidiana. Os últimos 100 anos foram importantes quanto às transformações tecnológicas, foram criadas inúmeras coisas que facilitam as nossas vidas, os próximos 100 anos ainda são incertos, mas prometem abrir caminhos para grandes descobertas.


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