O comércio local precisa do seu apoio


  Em tempos de e-commerce, em que tudo é fácil de ser adquirido e pode vir de todos os cantos do mundo, valorizar o comércio da cidade onde se vive e principalmente os pequenos comerciantes ou profissionais nunca foi tão importante. O incentivo dos clientes para que as pessoas cresçam nos ramos que atuam é fundamental para que o negócio dê certo e prospere. Em tempos incertos e com a crise econômica podendo se intensificar, a prática de fortalecer o comércio local se faz ainda mais necessária.

 Quando o Covid-19 foi percebido como um vírus altamente contagioso, foi preciso tomar medidas drásticas relacionadas ao contato de pessoa para pessoa e convívio social. Grandes potências mundiais estabeleceram que o isolamento e distanciamento social seriam medidas necessárias. Essas medidas chegaram ao Brasil, fazendo com que todas as empresas que não fossem consideradas de serviços essenciais (como os mercados e postos de gasolina), mantivessem suas portas fechadas e não recebessem clientes. Isso preocupou toda a população e deu uma balançada na economia gerando um cenário de pânicos e incertezas.         

 

 Levando em conta esse cenário, os pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos foram os que mais sofreram. A maioria deles não possuía uma reserva financeira para um longo período sem vendas, podendo correr o risco de fechar e gerar desemprego.  Já conversamos algumas vezes sobre a importância de valorizar e incentivar o comércio local, mas precisamos reforçar essa prática.

 O comércio local é importante na geração de empregos. Independente do segmento sempre é necessária mão de obra. A demanda tende a aumentar quando os negócios prosperam e estão em uma boa fase de vendas. É importante que nesse processo as empresas também se apóiem, tendo comerciantes locais como seus parceiros e fornecedores.

 Comprando na sua cidade, você tem os serviços e mercadorias próximos sem ter que se deslocar para grandes centros ou esperar dias/meses pela entrega. Com o comércio local girando, aumentam as opções de produtos, gerando a competitividade e fazendo com que os preços do mercado fiquem mais atrativos. Isso gera mais impostos pagos, movimentando a economia da cidade. Assim, abre-se espaço para o surgimento de novos setores, possibilitando soluções, inovações e investimentos para região onde você mora, valorizando o lugar.

 Por isso, para ajudar o comércio local, é importante que você efetue todas as suas compras na cidade onde mora, priorizando as coisas básicas e depois partindo para as maiores sempre negociando para que o negócio seja bom para ambos. Você também pode colaborar divulgando as redes sociais das empresas, compartilhando suas promoções e produtos ou falando sobre uma experiência positiva, isso faz com que você gere interesse de outras pessoas pela empresa e ao mesmo tempos as conscientize sobre a importância de colaborar com o negócio local. Se você não pode ir à loja uma solução ótima é adquiri vale-compras ou cartões de presentes para poder retirar seus produtos em outro momento, assim como pedir um delivery no caso das empresas de comida. Seja um incentivador!

 

Larissa Lucian


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS