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Influenciadores digitais: Uma nova fonte de engajamento


As câmeras estão por todo lado. Os passos são gravados e o dia a dia, virou trabalho. Repassar informações e angariar fãs nunca foi tão fácil. Todos os assuntos que você buscar nas redes encontrará. Você o vê pelo outro lado da telinha. Ele conta a sua história e o faz sentir mais próximo, Fala sobre assuntos que você se identifica e lhe apresenta coisas das quais você nem sequer ouviu falar. Eles invadiram a internet, se tornaram pessoas importantes e são responsáveis por algumas de suas escolhas, os influenciadores digitais. 

“Bom dia, boa tarde,  boa noite, seja lá a hora que você estiver vendo isso meu amor, tudo bom?”, “Hello, hello”, “E aí galera que assiste meu canal, tudo bem com vocês?”, “Olá internet”. Se você reconheceu algum desses bordões, provavelmente você tem navegado muito pelas redes e absorvido muito conteúdo interessante. Se você gosta de zapear de uma rede social para outra, provavelmente já cruzou seu caminho com alguma dessas pessoas peculiares, que não precisam ser extremamente famosas, para conseguirem de alguma forma “ditar moda”, às vezes o influenciador pode ser seu vizinho e você nem sabe. 

Os influenciadores digitais são pessoas ou personagens populares em uma ou mais redes sociais (youtubers, snapchaters, instagramers, gamers, blogueiras, etc), eles possuem um público expressivo e fiel que acompanha suas postagens. Porém convenhamos, os influenciadores digitais sempre existiram, afinal atores, atletas, cantores, modelos e escritores sempre foram figuras que estiveram à frente da mídia e foram muito copiadas, assim como criticadas por suas atitudes e falas. 

A expansão das redes sociais só possibilitou que pessoas “comuns”, que tivessem bons assuntos e carisma pudessem se tornar grandes formadores de opinião e alcançassem um público muito maior. Nas redes você encontra pessoas falando sobre os mais variados assuntos (games, fitness, culinária, moda, beleza, comportamento, esportes, conhecimento, entretenimento, humor, jornalismo, auto estima e assim por diante). O surgimento desses influenciadores também causou uma mudança comportamental e de mentalidade em seus seguidores, que tendem a absorver àquelas informações e agir de acordo.

Os influenciadores digitais foram obter maior relevância e cresceram em especial na última década. Os indivíduos da Geração Z, que até o ano de 2020 irão compor cerca de 20% da mão de obra do planeta e serão responsáveis por direcionar ainda mais as tendências de consumo globais, considera que Youtubers, Blogueiros e Instagramers tem tanta ou maior importância quanto personalidades de televisão, cinema ou de outros campos do entretenimento. Uma prova disso foi que em uma pesquisa realizada em 2017 pela Provokers para o Google e Meio & Mensagem, o Youtuber Whindersson Nunes, foi apontado como a personalidade mais influente do vídeo brasileiro à frente de atores e apresentadores muito conhecidos no meio, hoje inclusive o mesmo Youtuber é considerado o segundo maior do mundo, atrás apenas do sueco Felix Arvid Ulf Kjellberg.

Os influenciadores digitais são seres socialmente mais exibidos e estão 24 horas por dia e 365 dias por ano conectados. Para cada postagem em suas redes existe um preço. Ser um influenciador virou profissão e existem até profissionais e empresas especializados em gerenciar a carreira dessas pessoas, cuidando da sua imagem.Por trás de um influenciador existe uma gama de outros profissionais entre fotógrafos, maquiadores, consultores de moda e marketing, editores de fotos e vídeos e assim por diante. O carisma por si só não basta, é necessário saber o que está fazendo. A ascensão nas redes sociais é muito rápida, assim como a queda. É bom analisarmos que quem continua no topo não está lá a toa, é porque está conseguindo realizar um bom trabalho e alavancando marcas.

Os influenciadores, junto a fatores sociais, culturais e de motivação pessoal estão entre os principais elementos de direcionamento em uma decisão de compra e geram uma aproximação muito maior entre marca e público-alvo. Esses profissionais são muito ouvidos por questões bem básicas. Todo o ser humano tem a necessidade de pertencer a um grupo ou de ser representado de alguma maneira, por isso ouvem tanto esses profissionais e levam suas opiniões e dicas em conta, porque além de terem sempre informações e dicas privilegiadas, que passam credibilidade, acabam se tornando exemplos de pessoas comuns que obtiveram o sucesso e esbanjam uma “vida perfeita”. Todos nós precisamos da sensação de que realizaremos nossos sonhos, precisamos de pessoas para nos espelharmos. A força desses profissionais é tão grande que em pesquisa realizada em 2015 pelo Governo Brasileiro, foi constatado que o brasileiro passa mais tempo na internet do que envolvido com qualquer outra plataforma midiática e de acordo com a ODM Group, mais de 70% dos consumidores analisados na pesquisa utilizam as redes sociais para guiar decisões de compra. Os influenciadores ocupam o segundo lugar no poder de tomada de decisões na compra de um produto, ficando atrás apenas de amigos e parentes, que alcançam 57%.

Os influenciadores entendem bem a palavra engajamento, que deve ser uma das mais ouvidas no marketing desse século. Ela significa que não basta apenas estar onde os clientes estão, é preciso tornar-se relevante para eles. Os influenciadores tem participado de grandes ações e envolvido o público, gerando um impacto positivo na construção de relações consolidadas entre marcas e consumidores.

A utilização de influenciadores por grandes marcas, já deu diversas mostrar de seu potencial de sucesso. Em 2015 por exemplo a TIM chegou a atingir os Trending Topics do Twitter após uma transmissão ao vivo da Youtuber Kéfere Buchmann em seu canal. Assim como a Tresemmé que optou pela blogueira Camila Coelho em uma campanha para a televisão. É válido ressaltar que embora as redes sociais tenham grande relevância na montagem de campanhas e até mesmo na vida dos influenciadores, elas precisam de veículos de comunicação como a televisão e revistas, para reafirmar sua credibilidade e medir seu sucesso.

Os dados são claros e demonstram o potencial das vozes mais fortes da internet quando inseridas em campanhas eficientes, porém para que uma campanha com esses profissionais seja bem-sucedida o principal ponto a ser analisado, consiste em entender que nem sempre a pessoa com maior número de seguidores será a ideal para a sua marca. É de extrema importância analisar qual das vozes da internet pode desenvolver uma maior identificação com sua marca, propondo campanhas que deem liberdade criativa para o influenciador, de modo que a ação ocorra de forma espontânea e seja capaz de gerar o engajamento relevante. É preciso estudar com atenção os perfis dos influenciadores digitais, para ter certeza de qual deles, representa melhor a marca e a ação proposta. Alguns conseguiram atingir o papel de celebridades como Whinderson Nunes e Kéfera Buchmann, assim como outro tornaram-se sinônimo de voz de autoridade em determinados campos como Iberê Tenório do Canal Manual do Mundo e Felipe Castanhari do Canal Nostalgia, ou até mesmo os que são ativos no debate de pautas sociais, mesclando com situações cotidianas como Jout Jout, Alexandra Gurgel do Canal Alexandrismos e Pedro do Canal Põe na Roda. O estudo será muito  relevante para a definição da campanha, assim como para a definição do público a ser alcançado pela campanha e pela marca.

Um bom influenciador precisa saber se expressar, e estar na rede para efetuar um trabalho sério, com bases sólidas. Já vimos várias demonstrações de influenciadores realizando grandes desserviços no âmbito social e da saúde, podendo causar danos aos seus seguidores e gerando uma grande corrente de repulsa. Ter inúmeros seguidores é uma grande responsabilidade, que exige consciência, afinal as pessoas espelham-se na vida e no sucesso dessas pessoas, desejando ser como elas e tendo experiências completas do que elas mostram em seus feeds. Não podemos invalidar o trabalho desses profissionais, afinal quem divulga uma peça de roupa, por exemplo e vende mil peças de roupa iguais ou semelhantes àquela, está efetuando um bom trabalho e gerando não só lucro, mas credibilidade a grandes marcas. É válido ressaltar que mesmo que você espelhe-se na vida de um influenciador e leve em conta sua opinião, você precisa fazer análises pessoais bem sérias e perceber até que ponto você está deixando de viver sua vida, por almejar a vida do outro, nem sempre o que é bom pro outro será o melhor para você.

As marcas não podem deixar de observar se os influenciadores buscados para suas campanhas e ações possuem alguma afinidade com o mercado e campo de atuação. Depois disso analisar se ele pode desenvolver estratégias de comunicação que façam sentido para seus clientes e público-alvo. Sem essa observação a ação pode acabar não atingindo os objetivos esperados e até gerar algum tipo de efeito reverso, sendo desgastante para a empresa e influenciador. O engajamento precisa ser aproveitado, mas com sabedoria.


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