Permitir Cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Veja nossa Política de Privacidade


Palavras do coração


Organizadas em uma sequência lógica, lidas e corrigidas, corrigidas e reformuladas, trabalhadas até atingir a essência da própria mensagem, as histórias apresentadas pelos alunos do 7º ano da Escola Gennius na obra Compartilhando leituras Alimentando Emoções são lições de otimismo e esperança. Organizado por Barbara Lampert o livro reúne contos escritos pelos estudantes ao longo do projeto Café com Leitura.

 

 

Como este projeto surgiu?

O café com leitura é marca registrada anualmente no calendário da escola, para tanto, é preciso criar oportunidades de contato e diálogo com a escrita e leitura. Assim, entre as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano, era hora de despertar um velho desejo que culminaria na produção de um livro. Procuramos conhecer todas as etapas de produção e, progressivamente, tivemos maior entendimento de que a escrita é um processo de doação.

 

Qual foi o efeito do livro sobre os alunos?

Primeiramente, surgiram questionamento referentes ao “o que escrever” e “quem irá ler meu texto”. Os primeiros rascunhos deixaram claro que todo escritor precisa expor-se de maneira íntima com o que produz, conhecer na totalidade seu personagem e assim, permitir que sua história ganhe vida a partir de outros pontos de vista. A produção de textos foi disposta com total liberdade, cabendo aos alunos decidirem a temáticas de seus contos, contudo, sempre direcionando a escrita para  o perfil de cada um. Alguns textos inicialmente foram produzidos em equipes, alterando-se posteriormente, outros permaneceram com trabalho coletivo, mas ainda estes perceberam que a escrita é um processo individual, pois cada pessoa possui desejos e percursos únicos. Ao longo do processo, muitas mudanças aconteceram e por vezes foi necessário buscar caminhos alternativos, proporcionado maior amadurecimento a turma.

 

Os textos são bastante pessoais e ricos. Como você instigou os alunos para atingir essa qualidade e como foi trabalhar com esses textos?

A escrita retém um grande valor emocional daquele que fez uso dela. Sem perceber, seja estudante ou não, aquele que se dedica a um texto está confiando aos outros algo seu. As pessoas escrevem sobre o que conhecem, o que dominam ou amam. Essa era a proposta inicial, que fossem verdadeiros, simples e dissessem algo que fosse parte de cada um. Queríamos compor um livro que fosse além das produções textuais escolares, algo que eternizasse quem somos hoje, mesmo tendo a certeza que amanhã seremos outros. A dedicação destes alunos resultou em textos ricos, como narrativas de aventuras, romance, contos, poemas, autobiografias, etc. A liberdade de escrita é o que torna o texto único e ao mesmo tempo tão sensível ao perfil desta turma, pois aqueles que convivem diariamente com eles, conseguem os perceber entre seus escritos.

 

Podemos esperar outros lançamentos?

Sim. É inegável que temos muitos talentos nas demais turmas aguardando uma oportunidade. Estamos estudando formas de tornar este projeto recorrente assim como o Café com Leitura.


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS

Permitir Cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Veja nossa Política de Privacidade