Associação dos Amigos dos Autistas – AMA Videira


O que é Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista – TEA, ou simplesmente Autismo, é identificado através de uma avaliação médica minuciosa onde o profissional especialista da área (neuropediatra ou psiquiatra infantil) emite um laudo com o CID F84.0. 

Conforme Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM – 5), no diagnóstico de Autismo, são descritos comportamentos de déficits persistentes na comunicação e na interação social em múltiplos contextos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividades.

Os sintomas trazidos pelo Autismo causam prejuízo significativos no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente. O transtorno pode se manifestar em graus, sendo o nível 1 - leve; nível 2 – moderado e o nível 3 - severo.

O que é a AMA Videira?

A Associação dos Amigos dos Autistas – AMA Videira é uma associação civil, de direito privado, beneficente, sem fins lucrativos, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa, defesa, garantia, proteção e promoção dos direitos das pessoas com Autismo.

ama videira

Um pouco da história da entidade

A AMA Videira foi fundada em 22 de abril de 2018, através da união de um grupo de pais de pessoas com Autismo, residentes em Videira e região. Estes pais buscaram por muito tempo o apoio do poder público para o tratamento de seus filhos, para que pudessem ter o melhor desenvolvimento possível, porém a inexistência de serviços especializados na rede pública de saúde, fez com que este grupo de pais fosse em busca de outras alternativas, e uma delas, foi a organização de uma entidade que agregasse as terapias necessárias, de forma gratuita, e que estas ficassem disponíveis a quem precisasse do serviço.

Durante o ano de 2018, a primeira diretoria eleita, com a presidência da Sra. Carliza Fiabane, trabalhou na divulgação da causa e na proposta de trabalho da entidade, através da realização de eventos públicos gratuitos e educativos, como palestras, participação em Workshops, mídias sociais e imprensa local. Neste ano, foram identificadas 19 famílias com pessoas com Autismo que estavam desassistidas de terapias apropriadas ao tratamento destas pessoas.

Sob a coordenação da primeira vice-presidente sra. Vanice Frarão e da primeira-secretária, sra Andréa Ap. Berto, foram organizados também, diversos eventos para arrecadação de recursos financeiros para que a entidade dispusesse de um caixa inicial considerável para composição da sede de trabalho e assim, dar início às atividades de atendimento especializado à pessoa com Autismo.

Atualmente as sras Carliza, Vanice e Andréa são tituladas como sócias fundadoras da entidade, em mérito ao trabalho realizado no desenvolvimento significativo da AMA Videira no seu primeiro ano.

ama videira inicio

O início das atividades

Em Abril de 2019, foi inaugurado o primeiro CAESP – Centro de Atendimento Especializado da AMA Videira, situado na Rua Padre Anchieta, Bairro Matriz, sendo este espaço uma sala comercial que foi alugada e cedida à entidade por um grupo de autoridades locais de diversas áreas, como médicos, engenheiros, empresários, entre outros, por um período de 02 anos, como forma de apoiar a iniciativa pioneira no município.

Também na mesma semana, foi realizada a 1ª Semana de Estudo e Conscientização do Autismo, com 04 (quatro) palestras de profissionais de diversas áreas – Direito, Fisioterapia, Psicologia e Neuropediatria, abordando temas de interesse à comunidade em geral, pais, professores, acadêmicos e profissionais da área. Anualmente a AMA Videira realiza este evento, como forma de trazer informações atualizadas sobre a causa.

Em Abril de 2019 iniciaram-se o atendimento às 19 pessoas e em Dezembro de 2019, a entidade já passava a atender a 35 pessoas, com idade entre 02 e 25 anos, sendo a grande maioria do sexo masculino, e de todos os níveis compreendidos dentro do espectro.

Vale ressaltar que no estatuto aprovado da entidade, o único critério de seleção para o atendimento gratuito é a apresentação de laudo médico com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, com a indicação do CID F84.

Participação da comunidade

Desde a sua fundação, a instituição AMA Videira tem se desenvolvido com forte apoio da sociedade civil de Videira e região, através de doações espontâneas e da realização de eventos e ações beneficentes.

No ano de 2020, em plena pandemia, 68% de toda a receita arrecadada pela entidade, veio através da doação em dinheiro de pessoas físicas e jurídicas, em campanhas como Troco Solidário, site Paypal, doações diretas na conta da entidade, ou para finalidades específicas como cursos para capacitação da equipe técnica.

Por isso, para que o trabalho da entidade continue, é extremamente importante que a comunidade continue doando para a AMA Videira, seja em dinheiro ou em recursos materiais e voluntariado. Para doar em dinheiro, use a
PIX da AMA 31121372000108 

ama videira camisa

Serviços e Terapias ofertados gratuitamente pela entidade

A psicomotricidade proporciona a aprendizagem do ser humano enquanto ser consciente, tendo consciência do seu corpo, das suas dificuldades, das suas habilidades e de todo o seu organismo. Não há como aprender funções mais complexas do nosso cérebro sem antes aprender com o corpo as funções mais simples.

A Psicologia tem por função principal contribuir no processo de diagnóstico multidisciplinar e participar das bases para a formulação de um programa adequado para a orientação familiar, outros profissionais e da comunidade em que a pessoa com Autismo está inserida.

A Psicopedagogia tem a função de atuar no desenvolvimento das habilidades diárias, noções necessárias ao aprender, tendo em vista a apropriação, construção e elaboração de conceitos pela pessoa atendida e o compromisso assumido com o conjunto da Instituição, através da participação em ações coletivamente planejadas e avaliadas.

Os atendimentos são feitos de forma individualizada, porém a equipe trabalha com o PTS – Projeto Terapêutico Singular, onde são traçadas as estratégias de atendimento de cada beneficiário, com base nas avaliações e protocolos seguidos pela equipe. A AMA Videira trabalha com diversos métodos, como Análise do Comportamento Aplicada, Teach, PECS, entre outros, utilizando-se da abordagem humanizada, onde observam-se as dificuldades e potencialidades da pessoa com Autismo.

Quanto ao trabalho do Assistente Social, este intervém de maneira sistemática e articulada no acompanhamento e orientação das famílias dentro de suas especificidades, sendo norteado pelas legislações que visam a promoção, defesa e garantia dos direitos da pessoa autista, além da emancipação e autonomia dessas famílias.

AMA Videira em números

Atualmente a AMA Videira possui 32 (trinta e dois) atendidos matriculados no ano de 2021, e uma lista de espera de 24 pessoas com diagnóstico concluído, sendo esta demanda crescente diariamente. Vale ressaltar que estes números, tanto dos atendidos como da fila de espera, são de crianças residentes em Videira e municípios pequenos da região, como Rio das Antas, Tangará, Pinheiro Preto, Iomerê, Salto Veloso e Arroio Trinta.

Atendimentos realizados

*2019 - 2.052
*2020 - 976
*2021 - 195

MISSÃO

Proporcionar à pessoa com autismo uma vida digna: educação, saúde, trabalho, lazer e integração à sociedade. Oferecer à família da pessoa com autismo instrumentos para a convivência no lar e em sociedade. Promover e incentivar a conscientização da sociedade sobre o autismo, difundindo o conhecimento adquirido.

VISÃO

Ser excelência psicoeducacional e ferramenta de inclusão do autista e da família no convívio social.

VALORES

Valorização do autista no contexto social, transparência, ética, responsabilidade técnica e científica.

ama videira capa

Palavra do presidente

"Não existe maior felicidade do que você saber que afetou positivamente a vida de uma pessoa. Por isso, agradecemos a todos os profissionais e a toda sociedade por estarem conosco nesta jornada. Muitos são os desafios, mas com a colaboração e determinação, continuamos avançando em busca de dias melhores para os Autistas de Videira e região."

Adelar de Matos, engenheiro de alimentos, casado e pai de um menino autista com 6 anos, é o atual presidente da entidade.

 


COMENTÁRIOS