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Mentoria para o futuro


Quando um negócio é criado, ele sempre tem um ponto de partida. Pode ser algo muito inovador e em qualquer área, mas é necessário saber administrar. Como ninguém nasce sabendo de todos os macetes para ser um grande administrador e para fazer com que uma empresa cresça e tenha sucesso, é preciso ter em quem se inspirar, ter alguém para dar dicas valiosas e dar uma direção. Para isso é que os programas de mentoria servem. Para que carreiras e empresas alavanquem através do exemplo. 

Ao fundar sua empresa ou iniciar a sua carreira você dever ter se inspirado em alguém. Eu como boa publicitária sonhava com algum Leão de Cannes e sempre admirei o Washington Olivetto. Porém eu nunca cheguei nem perto dele e só conheço a sua imagem, pois as mídias me permitem. Mas onde eu quero chegar com isso? Que o fato de eu não conhecer alguém considerado um profissional renomado na área e com quem eu gostaria de aprender, não quer dizer que eu não tenha tido ótimos mentores ao longo da minha carreira, até porque ninguém nasce sabendo de tudo, tão pouco aprende tudo na universidade. 

A mentoria tem sua derivação do inglês mentoring e pode ser entendida como tutoria ou apadrinhamento, ou seja, basicamente trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste na ajuda oferecida por alguém experiente a outro com menos experiência ou iniciante. O mentor tem grande conhecimento sobre a área de atuação e dessas forma torna-se qualificado para guiar e aconselhar o seu aprendiz. 

Esses programas de mentoria servem para desenvolver novos colaboradores e líderes, assim como preparar sucessores, fortalecer a cultura organizacional, incentivar a colaboração entre funcionários, atrair e reter talentos, tendo como objetivo não somente formar excelentes profissionais, mas ter impacto nos resultados da organização. Quem recorre à mentoria, obtém aprendizado e orientação necessários para encaminhar bem sua carreira. É comum as empresas convidarem colaboradores antigos que se aposentaram para serem mentores de profissionais mais jovens. Ele transmite seu conhecimento e sabedoria e insere o novo colaborador na cultura organizacional com mais facilidade.

Faça uma reflexão: sua empresa precisa dessa prática? Dados indicam que a mentoria é uma ferramenta importante e excelente usada por empresas de sucesso. Cerca de 70% das empresas que estão presentes na Fortune 500 tem algum programa de mentoria. Então, por que sua empresa não poderia aderir? Não importa o tamanho que sua empresa tenha, sempre é tempo de aprender com alguém experiente e que te mostrará um caminho mais assertivo e sem percalços. 

Existem por aí, inúmeros programas de mentoria dentro das organizações, a maioria deles ainda em estágio inicial, onde estão elaborando iniciativas e projetos que ainda precisam de lapidação para serem colocadas em prática de maneira estratégica e que venha a gerar resultados positivos, para chegar no estágio das empresas que já executam o programa e estão bem avançadas e muito estruturadas dentro da empresa, que não aconteceram da noite para o dia e só dão certo por conta da colaboração de todas as pessoas envolvidas nos processos de produção de uma empresa. 

Boa parte das empresas que já tem o programa inserido, prefere ter mentores internos, porque essas pessoas já conhecem todos os processos da empresa, assim como os seus princípios e cultura. Se o mentor é um profissional da casa a gestão do programa flui de forma mais natural, afinal mentor e apadrinhado conhecem a organização e conseguem coordenar as agendas, alinhadas a cultura e a estratégia corporativa, além do que, tal prática gera uma economia expressiva para a empresa. Porém, seguindo esse viés, muitas pessoas consideram que as empresas que não efetuam a contratação de um mentor externo, se privam de um ponto de vista diferenciado sobre seus processos. Levando ambas as considerações em conta, algumas empresas optam por realizar a mentoria de modelo híbrido  com mentores tanto internos quanto externos, por considerarem tal prática mais poderosas, por ter alguém que conhece todos os processos da empresa, assim como ter um olhar de fora. 

Embora o termo “mentor”, seja bem antigo e já era utilizado por antigas civilizações, a prática desse programa em âmbito empresarial vem ganhando força nos últimos três ou quatro anos. O perfil de um mentorado pode ser o mais variado possível, porém o do mentor não, afinal ele deve ser um guia que usa de sua vivência para dar o melhor direcionamento. Para ter esse perfil e ser um bom mentor é preciso estar disposto a ajudar pessoas que passam por alguma dificuldade e ter paciência para dialogar sobre mudanças de posicionamento e comportamento por parte dela. Para isso é preciso que a pessoa ouça e entenda as dificuldades do mentorado. A mentoria requer contato e envolvimento, além do propósito principal que é compartilhar experiências pessoais que podem servir na busca por soluções no enfrentamento das adversidades. Quem ocupa um cargo de mentor, possui uma carreira de sucesso aliado a muito trabalho e se tornam inspirações e sua opinião pode influenciar e muito na tomada de decisões por parte dos profissionais que assessora. 

Assim como o mentor deve ser capaz de ouvir seu mentorado, o contrário também deve acontecer. É preciso que você, faça o exercício de ouvir e assimilar bem todas as dicas que a pessoa que está lhe assessorando lhe der. É no ouvir que está o maior valor de uma mentoria, pois é escutando e compreendendo bem os conselhos recebidos, que você obterá maior conhecimento para crescer como profissional. O mentor também será o responsável por te ajudar a alcançar os seus objetivos, mesmo que no início você não tenha metas profissionais claras. Essa é a etapa que inicia todo o processo: conseguir, por meio da ajuda do seu mentor, ter uma visão de sua atual situação profissional para traçar metas e objetivos de carreira. Levando em conta que o mentor servirá como inspiração, ele lhe direcionará para que não cometa os mesmos erros que ele cometeu quando estava em sua posição e isso é valiosíssimo. Durante o processo de mentoria, você deve discutir com quem lhe assessora sobre temas como seu plano de carreira, seu desenvolvimento dentro da empresa que atua e maneiras de melhorar  as relações dentro e fora da empresa estabelecendo um networking. 

A mentoria é importante, pois ela te aproxima de um profissional sênior, que pode ter andado pela mesma estrada profissional que você deseja trilhar, na mesma área e setor e que conseguiu chegar onde você almeja estar. É bem comum que, os empreendedores sejam as pessoas que mais buscam auxílio de mentores, já que precisam desenvolver as suas empresas rapidamente e nada melhor do que a ajuda de alguém que já passou pelos mesmos problemas, mas conseguiu superá-los, para que o desenvolvimento aconteça.

A função da mentoria é o desenvolvimento constante do mentorado por meio do compartilhamento de experiências. Ela irá te ajudar a alcançar as suas metas de maneira específica, já que os conselhos do mentor serão focados em seus objetivos com base em sua carreira. Como os conselhos são bastante específicos, você estará absorvendo apenas dicas que são realmente úteis para você e consequentemente, a evolução será visível em poucos meses. Se você chegou até aqui, já deve estar ciente que a mentoria é um processo essencial para que você cresça dentro da sua área.


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