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De olho no futuro: como usar as necessidades da sua cidade a favor do seu negócio


Faça uma análise do mercado próximo e tente traçar metas de expansão regional conforme seja possível e oportuno.

A palavra “empreendedorismo” anda em alta no setor econômico e tem se tornado uma realidade profissional para muitos trabalhadores. Para além da imagem bonita - muitas vezes, distorcida - das vantagens de ser dono do próprio negócio, é preciso reforçar que o empreendedorismo exige organização, planejamento e estratégia. 

Além de pensar na qualidade do produto ou serviço oferecido, é necessário também avaliar o mercado consumidor local para fazer projeções do rendimento e alcance. Segundo a consultora de negócios Liciana Pedroso, esse movimento é tecnicamente chamado de “efeito caracol”. Trata-se de fazer uma análise do mercado próximo e traçar metas de expansão regional, estadual e nacional, a médio e longo prazo, conforme seja possível e oportuno. “É importante que a gente entenda qual a necessidade de consumo da nossa própria região. Isso pode ser feito por meio de pesquisas na internet, conversando com as pessoas. Identifique quais são as necessidades que esse consumidor tem e ofereça um produto diferenciado”, comenta Pedroso. 

A consultora ressalta ainda que “produto diferenciado” não significa que ele tenha que ser mais caro ou empenhar mais custos para a empresa. A dica é avaliar dentro daquilo que você já faz - ou pretende fazer - para comparar com os semelhantes e pensar como você pode fazer diferente. “De que forma você vai colocar essa diferenciação no mercado? Seja por meio do seu atendimento, de um produto com uma classificação diferente ou uma forma de entrega diferenciada. O importante é que você consiga se diferenciar dos outros”, completa a profissional.

 

Estabeleça parcerias 

Ao observar as potencialidades do local em que se está inserido, você acaba por conhecer também outros negócios que já existem por ali. Uma possibilidade que pode se tornar viável para você e outros empreendedores é o estabelecimento de parcerias. 

Às vezes, o empreendedor fica tão focado no trabalho individual que precisa fazer que esquece de olhar para o lado e perceber o outro empreendedor como alguém com quem se pode trabalhar junto. “A pessoa que trabalha com produto sazonal, por exemplo, como datas comemorativas de Páscoa ou Natal, de que forma ela pode agregar esse produto em outras épocas do ano? Uma ideia é a parceria com outros trabalhos, valorizando as duas produções. Uma promoção na entrega ou quem sabe um ‘combo’ para incentivar as pessoas a comprarem os dois produtos e/ou serviços”, sugere Pedroso. 

Dentro dessa lógica, a consultora de negócios comenta que, atualmente, tornou-se fundamental o conceito de “trabalho em rede”. Ninguém produz mais nada sozinho, de maneira isolada. A rede é colocada como proteção. Uma medida que vai desde a divulgação do produto (comece a oferecer pelos seus amigos que as diferentes redes serão atingidas, aos poucos) até a inclusão do empreendedor em um modelo de colaboração associativista. Lembre-se: ninguém cresce sozinho!

 

Esteja conectado

Para quem quer empreender, é preciso estar ligado no digital! A presença nas redes sociais e demais espaços virtuais é uma obrigatoriedade. Por isso, é preciso considerar esse aspecto também no momento de pensar o seu negócio. 

Já se tornou um hábito comum que as pessoas busquem informações sobre um produto ou uma determinada empresa nas redes sociais ou na internet como um todo. Na maioria das vezes, o primeiro contato entre o público consumidor e o produto é de forma virtual, o que reforça a necessidade de cuidar da imagem no ambiente virtual.  

“É importante que a pessoa seja atuante na internet. São ferramentas, muitas vezes, gratuitas que podem ser usadas não só para a divulgação direta do seu produto, mas também como uma forma de monitoramento do que as pessoas falam sobre o seu produto ou serviço e ainda uma maneira de saber o que elas buscam. As métricas das redes sociais são verdadeiras pesquisas qualitativas e quantitativas”, reforça Pedroso. 

Pensando na consolidação desse produto ou serviço no mercado em que atua, é preciso lembrar que: entregar o que se prometeu é fundamental. Cuidado para não se empolgar querendo montar uma imagem que não existe nas redes sociais. 

 

Olhe para o futuro

Ao levar em consideração a realidade do local em que se está inserido para pensar as demandas do público consumidor, você, necessariamente, está reparando no seu entorno. Para alcançar um futuro de repercussão nacional, é preciso conquistar primeiro o regional. 

Assim, se você está em um lugar que tem cidades vizinhas que podem ser atendidas pelo seu serviço ou produto sem acrescentar altos custos no seu processo, considere essa possibilidade. 

Conheça a sua região e atue de forma abrangente, a partir da sua condição de alcance, para conseguir expandir e não ficar atuando em um único local.  

 

 

Fiama Heloisa

revista@editoraexito.com.br

 


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