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A magia da interação com o cliente


Ela chegou de mansinho, de um jeito leve, mas de cara mostrando o seu talento e de uma maneira surpreendentemente assustadora, ganhou fama internacional e se tornou a queridinha do momento. Sempre muito bem humorada e sem papas na língua conquistou espaço e ganhou fãs. Ela tem tornado momentos de lazer muito mais agradáveis e ninguém resiste aos seis lançamentos. Ela aprendeu a brilhar e estar nos holofotes. E é com muita honra que entregamos a ela o prêmio de maior estrategista de marketing dos últimos anos, pode subir ao palco: Netflix.

 

Se eu lhe contar que a Netflix foi criada em 1997, talvez você não acredite. Tinha como serviço predominante o aluguel de DVDs online para cinéfilos (viciados em cinema/aquele com rica cultura em cinema) Como a Netflix compreende como é importante moldar-se ao mercado e o seu público mudou o foco para transmissões de programas de TV, filmes e produções de “títulos originais”. A empresa tornou-se a maior provedora de mídia de transmissão do mundo (mídia de áudio, vídeo ou gráficos que fornece transmissão de dados e reproduz aquilo exatamente da maneira como foi recebida, permitindo visualizar grande arquivos de dados, sem muita demora ou com perda mínima de dados, além de eventos ao vivo e em tempo real). Com cerca de mais de 110 milhões de assinantes em aproximadamente 190 países a Netflix prova que para ser um fenômeno é preciso saber utilizar e muito bem suas estratégias de marketing e que interagir com seus clientes nas redes sociais de forma bem humorada e divertida torna a empresa mais humana, tirando dela aquele aspecto intocável e muito formal.

Uma das coisas que toda empresa precisa aprender a fazer, é identificar seu público e aprender a se comunicar com ele de forma eficiente. Afinal a comunicação com o cliente é uma das maiores ferramentas de estratégia de marketing, principalmente o digital. A Netflix, por exemplo oferece uma imensa gama de materiais, chegando aos mais diversos públicos. Você pode ter acesso a séries, filmes e documentários destinados tanto ao público infantil, quanto ao público adulto. Como ela possui um público vasto, precisa estar preparada para oferecer mídias a diversos tipos de pessoas, não somente visando sua idade, sexo, ou poder aquisitivo, mas fazendo um trabalho bem grande para descobrir os seus gostos e preferências, afinal é esse tipo de conjunto que determina a mídia que deve utilizar, tendo em vista de qual forma o público responderá melhor.

Depois de conhecer seu público o segundo passo é criar produtos/serviços de qualidade e originais. Você precisa estudar o seu concorrente, o que ele está fazendo e buscar um ponto que te diferencie dele e te destaque no mercado. A Netflix concorre com grandes empresas como a HBO e Showtime e sabe que para se destacar delas precisa ter duas coisas: qualidade superior e preço acessível a todos os públicos que está disposto alcançar. Neste caso a empresa que começou com a locação de filmes, evolui para o desenvolvimento de conteúdo, tendo inúmeras produções próprias que hoje representa cerca de 40% do acervo de disponibiliza. Se você trabalha com venda de produtos, deve estar se questionado: “Como vou me destacar se não tenho produtos próprios? ” A resposta é clara: Associe-se a marcas consagradas no mercado, lembrando que deve prezar pela qualidade dos produtos e por empresas que seja, reconhecidas por suas boas práticas. Na hora da venda você precisa passar a credibilidade da marca.


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