Os benefícios dos óleos essenciais


Você provavelmente já ouviu falar em aromaterapia, a utilização terapêutica dos óleos essenciais que podem ser extraídos da natureza de diversas formas vindo de folhas, talos, flores e raízes. Muitos desses OES (sigla para óleos essenciais) têm propriedades cicatrizantes e regeneradoras, que ajudam no combate do estresse, ansiedade e insônia, e geram resultados positivos na saúde física e mental. Além dos benefícios para a saúde, o acesso a eles está cada vez mais fácil, sendo possível encontrá-los em diversas farmácias, perfumarias ou lojas de produtos naturais e na internet.

A etimologia da palavra aromaterapia significa “cura pelo cheiro”. Recentes estudos apontam que aromas distintos tem efeitos diferentes, podendo acalmar ou estimular o sistema nervoso. Essa terapia serve como ferramenta para complementar outros tratamentos, buscando um cuidado integrativo físico e emocional. Diferente das essências, que são sintéticas, alguns óleos também são bactericidas e com propriedades antifúngicas com potencial regenerador e cicatrizante.

Embora os OES sejam naturais, são substâncias muito concentradas e não estão isentos de toxicidade, por isso a terapia complementar precisa ser praticada com cuidado. O seu uso indiscriminado pode trazer efeitos adversos, como causar vermelhidão, coceira e fotossensibilidade se forem aplicados diretamente na pele. Diluir os óleos é mais seguro e para isso pode ser usado o gel de babosa, óleos vegetais como o de amêndoas e até azeite.

Diferentes técnicas são utilizadas para a aplicação da aromaterapia, como pulverização dos óleos essenciais, inalação, aplicação de compressas, banhos aromáticos e massagens. Para definir o método mais adequado para você e para o resultado que você procura, o ideal é consultar um especialista, que levará em conta a inalidade da substância utilizada e o histórico médico para evitar possíveis efeitos indesejados.

Existem dezenas de óleos essenciais, mas acúmulo de produtos não combina com uma prática alternativa de bem-estar, por isso é importante conhecer a propriedade de alguns óleos antes de começar a investir nesse tratamento. Para iniciantes, o indicado é focar em um óleo essencial por um período para realçar as propriedades do aroma no momento e garantir melhores resultados.

Conheça os benefícios de cinco populares óleos essenciais:

Alecrim – ajuda a aliviar o cansaço mental, dificuldades de concentração e dores de cabeça.

Camomila – ajuda na tensão muscular e no combate do excesso de estresse.

Canela – bom para o cansaço físico e mental, irritabilidade e para aliviar cólicas menstruais.

Lavanda – diminui a insônia e ajuda nos problemas respiratórios.

Limão – ajuda na falta de concentração e energia, diminui a ansiedade e auxilia na má digestão.

 

Thais Eloy

thais.eloy@gmail.com


COMENTÁRIOS