Um trimestre de tirar o fôlego para o projeto Músicos do Contestado
O Projeto Músicos do Contestado, desenvolvido em Caçador, mantido por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com produção cultural do Instituto Humaniza, promoveu diversas ações neste último trimestre de 2021, com destaque para o valor investido nos últimos dois anos de execução, que chegou a R$ 1 milhão para inserir crianças e adolescentes no ensino da música.
Marcos Arcari é maestro e coordenador do projeto Músicos do Contestado, junto com os professores Victor Bilhar, Julia Lopes Albuquerque e Matheus Constantini. Um time empenhado para atender mais de 500 crianças e adolescentes com as aulas de musicalização, ministradas durante as aulas de artes em três escolas da rede municipal de ensino de Caçador.
“Realizamos o trabalho em conjunto com as escolas Maria Luiza Barbosa, Esperança e Tabajara, levando a musicalização nas aulas de artes e somando conhecimento e oportunidades com os professores em sala de aula.”, disse o maestro.
Além desse trabalho de musicalização, já estão em formação através do projeto duas Orquestras de Flauta Doce e uma Banda Sinfônica. O projeto já está no seu 5º ano de desenvolvimento e já tem inclusive previsão e aprovação para os anos de 2022 e 2023, o que garante sua continuidade.
No mês de setembro os jovens músicos brilharam ao fazer parte das apresentações na abertura da Semana da Pátria em Caçador e também na cerimônia oficial de 7 de Setembro, que este ano novamente não teve desfile cívico devido a pandemia da Covid-19.
No mesmo mês houve a chegada do professor Matheus Constantini, que veio para reforçar o elenco de músicos profissionais para o projeto, e uma palestra foi ministrada na Câmara de Vereadores de Caçador com a palestrante e presidente do Instituto Humaniza, Magna Barp, com o tema “A arte de atender e encantar clientes”.
Já em outubro os jovens talentos do projeto Músicos do Contestado estiveram em nova apresentação, desta vez na inauguração do Café Cultural em Caçador, sendo uma iniciativa da Prefeitura. O mês continuou sendo preenchido com ensaios e atividades, para na última semana receber a equipe de televisão NDMais, afiliada da TV Record para Santa Catarina. Na ocasião foi gravado material para ir ao ar em território catarinense contando como o projeto Músicos do Contestado transforma a vida dos jovens.
Por fim, no mês de novembro foram feitas avaliações com pais e alunos, sobre como o projeto tem beneficiados o dia a dia das crianças, sendo um divisor de águas para muitas famílias, trazendo mais diálogo entre pais e filhos, já que estão sempre juntos nos ensaios, poder de concentração, entusiasmo para a vida, assim como a atividade da música tem despertado talentos antes escondidos pela falta de oportunidades. O mês de novembro ainda reservou a boa notícia da reativação da Orquestra de Flautas do município de Videira por meio do projeto, do qual iremos tratar em outro capítulo.
E desta forma o projeto segue e entra no mês de dezembro já com apresentações marcadas para as festividades de Natal, projetando ainda mais realizações e conquistas para 2022.
COMENTÁRIOS