Faça a diferença: por que as empresas devem patrocinar atletas e clubes
Os atletas brasileiros vivem um triste cenário de falta de investimentos. Mais de 50% dos atletas da delegação brasileira presente nas Olimpíadas de Tóquio convive com a insegurança financeira enquanto se prepara para o pódio. Longe de romantizar este cenário, a realidade pode ser transformada pelo patrocínio esportivo.
Mesmo sabendo que somos muito mais que, somente, o país do samba e do futebol, não há como negar que eles fazem parte da construção da cultura brasileira. Mesmo que você não goste de um dos dois, não tem como negar suas importâncias e ignorar suas existências.
Em relação especificamente ao esporte, costumamos ser invadidos, de norte a sul, por um sentimento de orgulho quando acompanhamos os atletas brasileiros em qualquer tipo de competição.
É o Brasil unido, se vendo e se apresentando diante do mundo com o que tem de melhor, seja na Copa do Mundo, seja nas Olimpíadas, seja em qualquer outra grande competição.
Não tem como negar que os sentimentos ligados a esse universo trazem boas referências, tais como superação, força, garra, determinação.
É o poder do esporte que pode ser, facilmente, associado aos mais diversos aspectos da vida em sociedade. Inclusive, pode ser usado como uma ferramenta para as empresas que desejam relacionar suas marcas a esses valores. Surgem, então, os patrocínios esportivos, que têm garantido retorno tanto para quem investe quanto para os atletas patrocinados.
Ao falar desse assunto, muitas pessoas lembram apenas das transações milionárias que envolvem grandes empresas e craques mundialmente famosos. Porém, engana-se quem pensa que o patrocínio esportivo só se aplica nesses casos.
Cada vez mais, empresas menores apostam nesse tipo de investimento de forma regionalizada porque o atleta ou clube local consegue atingir diretamente o público-alvo e, consequentemente, ampliar o alcance daquela marca.
Para os especialistas em marketing, o patrocínio esportivo é uma forma eficiente de garantir alguns benefícios da propaganda de uma maneira menos agressiva e que, geralmente, costuma ter uma melhor aceitação.
Além de associar a marca aos ditos “valores do esporte”, fortalece-se a ideia de responsabilidade social da empresa.
Sabemos que o esporte é uma maneira muito válida de inclusão social e transformação de vidas. Quem faz parte desse universo está colaborando na construção de melhores condições de vida digna para os cidadãos. Mais do que um valor, o patrocínio torna-se uma ação concreta que impacta positivamente a coletividade.
Todos saem ganhando
Porém, não são apenas os investidores que ganham nessa proposta. Os clubes e atletas que recebem o patrocínio são diretamente afetados. Não podemos esquecer que o esporte é uma profissão e, como tal, ela precisa gerar as condições básicas de sobrevivência daqueles que a desempenham. Como um atleta vai conseguir obter seu melhor rendimento e desempenho se não sabe como vai pagar o aluguel no próximo mês? Como se motivar para quebrar recordes se não se sabe se vai conseguir financiar os custos para participar de uma competição importante?
Infelizmente, esses são questionamentos comuns para os atletas brasileiros das mais diversas modalidades esportivas. Um raio-x da delegação nacional nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, feito pelo Globo Esporte, mostrou que: dos 309 atletas brasileiros que foram para a competição, 131 não tinham patrocínio algum, 36 realizavam permutas, 41 faziam vaquinhas para arrecadar dinheiro e 33 conciliavam o esporte com outros empregos.
Ou seja, mais de 50% dos atletas conviveram com a insegurança financeira enquanto se preparavam rumo ao pódio. O retrato escancarado da falta de investimento satisfatório nesse ramo.
Há, aqui, uma parceria possível e muito desejada, capaz de unir quem tem recursos para investir e quem precisa deles para continuar sonhando, conquistando, crescendo. É preciso parar de romantizar a falta de condições dignas de trabalho e sobrevivência com o “discurso da superação”, para que políticas efetivas sejam construídas. Todos saem ganhando. Empresas, atletas, sociedade. Absolutamente, todos!
Mais benefícios
Se como empresário você ainda não está convencido dos benefícios de investir no patrocínio esportivo, podemos ressaltar mais dois pontos importantes.
Para quem se preocupa com valores, é bom saber que patrocinar um atleta costuma ser bem mais barato do que pagar espaços nas mídias tradicionais, principalmente a televisão.
Considerando a importância que as redes socais têm ganhado com o público, ter alguém que “fale por você” nesses espaços garante visibilidade e alcance.
Por outro lado, estar associado ao esporte é também estar ligado a vida saudável, a uma filosofia de vida que valoriza o bem-estar, o equilíbrio, a prática de atividade física, o autocuidado.
Valores que fortalecem a sua marca, o seu produto e o seu modo de atuação frente ao mercado. Demonstra também que está ligado nas discussões atuais e nos novos anseios colocados na e pela sociedade.
Funcionamos enquanto sociedade, enquanto convivência, estamos todos interligados. Quando entendermos isso e trabalharmos pelo coletivo, todos avançaremos e conseguiremos chegar ao primeiro lugar no pódio da vida.
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