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Uma alternativa para a sucessão rural


A CFR – Casa Familiar Rural de São José do Cedro/SC, localizada na BR 163 Km104, Linha São Domingo, trabalha com a Pedagogia da Alternância, método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que vivemos em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho e o escolar, contribuindo para a permanência do jovem no campo e tornando realidade a sucessão familiar.

 

De acordo com a Revista “Nova Escola” (2009), a metodologia foi criada por camponeses franceses em 1935 com a intenção de evitar que os filhos perdessem a maior parte do dia no caminho de ida e volta para a escola, ou ainda que tivessem que morar em centros urbanos para receber educação. No Brasil, a iniciativa chegou em 1969 através de uma missão jesuíta no Espirito Santo, e logo se espalhou por 20 estados, em áreas onde o transporte escolar é difícil e a maioria dos pais trabalha no campo. Através dessa metodologia, os jovens têm as disciplinas regulares do currículo escolar e outras voltadas a agropecuária, com o compromisso de desenvolver projetos e aplicar as técnicas apreendidas na escola na propriedade de sua família.

Como professor da Casa, deparei-me com alunos oriundos do meio rural em busca de conhecimento e aliando-o à vida diária no campo, buscando transformar o local onde vivem, enquanto a minha pratica pedagógica por mais de 15 anos consistiu em preparar os alunos para a faculdade e o mercado de trabalho, num ambiente cada vez mais competitivo.

Em uma semana, os jovens permaneceram na escola de segunda a sexta-feira tendo aulas teóricas, práticas e visitas de estudos em propriedades da cidade de São José do Cedro e outros municípios, além de realizar as atividades cotidianas da escola como limpeza, arrumação dos quartos, refeitório e salas de aula, organização do café da manhã e jantar e a lavação das louças. Já na semana seguinte, todos realizam a chamada “alternância na propriedade”, onde podem aplicar o aprendizado recebido.

A Casa conta com três turmas, sendo: duas de Ensino Médio (2° e 3° anos) com ênfase em Agricultura e uma turma de 1° ano que formará Técnicos em Agropecuária após três anos. As disciplinas são organizadas por áreas de conhecimento sendo elas: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas e Ciências Agrárias.

Os desafios impostos pela agricultura são inúmeros. No entanto, para cada desafio é necessário um novo conhecimento. Na atualidade, o conhecimento não pode ser mais “elevado” pelo técnico para o agricultor, como acontecia na fase do extensionismo. Este modelo não consegue mais solucionar os atuais desafios. É preciso ir muito além do repasse da informação, é preciso repassar o conhecimento, gerado e partilhado coletivamente.


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