O que saber sobre o tratamento ortodôntico precoce na infância
O tratamento ortodôntico na infância quando bem indicado, auxilia o desenvolvimento oclusal da criança diminuindo muitas vezes a necessidade de intervenção futura ou atenua a complexidade de um segundo tratamento, aumentando as chances de apenas ser necessário alinhar os dentes quando estiverem na adolescência, sendo muitas vezes mais rápido e simples de ser tratado.
Deve ser tratada precocemente as más oclusões que podem se agravar com o passar do tempo. O objetivo principal é intervir no problema existente permitindo uma melhora na relação entre os arcos dentários para otimizar o desenvolvimento da dentição.
A primeira consulta com um Ortodontista deve acontecer no máximo aos seis anos de idade da criança. Esta é uma fase onde começam as trocas dentárias e a ortodontia auxiliará para que essa troca ocorra adequadamente. Nesta fase também, a criança apresenta um bom potencial de desenvolvimento ósseo, onde o profissional consegue diagnosticar e tratar problemas esqueléticos envolvendo a face da criança que só teriam correção na fase adulta ou por intervenção cirúrgica.
Quais os sinais que indicam necessidade de tratamento ortodôntico precoce?
- Atrasos na troca dos dentes de leite ou perdas dentarias precoces;- Dificuldade de mastigação;- Sucção de dedo e maus hábitos bucais;- Dificuldade na fonação (fala);- Mordidas profundas ou abertas;-Dentes projetados para frente;- Desequilíbrio faciais;- Maxilares protruídos ou retruídos (para frente ou para trás);- Desgastes anormais dos dentes;- Mordidas cruzadas;- Espaços entre os dentes.
Resumidamente, intervenções precoces apresentam mais simplicidade, maior beneficio e baixo custo econômico e biológico ao tratamento do paciente.
Desta maneira, a prevenção representa a maior expressão de Bem Estar que o ser humano pode experimentar na área da saúde.
COMENTÁRIOS