Psicoterapia Reencarnacionista - Jaque B Viacelli Custódio
A psicoterapia, ou simplesmente terapia, veio a partir de conceitos da psicologia. Ela busca trabalhar a partir do diálogo e da conversa as questões emocionais, fazendo o uso de várias abordagens, conexões com o subconsciente e outras ferramentas.
Além disso, a terapia pode te ajudar a lidar com problemas de estresse, luto, ansiedade, transição de vida e carreira, relações interpessoais, entre outros.
Ou seja, com um acompanhamento, seja ele individual, em casal ou em grupo, você pode notar grandes diferenças no dia a dia.
Para falar de uma das tantas abordagens da picoterapia, convidamos a psicoterapeuta reencarnacionista Jaque B Viacelli Custódio para nos falar sobre a Psicoterapia Reencarnacionista
Êxito: Qual a diferença entre Psicoterapia Reencarnacionista e Regressão Terapêutica?
Jaque B Viacelli Custódio - A ABPR – Associação Brasileira de Psicoterapia Reencarnacionista apresenta a Psicoterapia Reencarnacionista, referenciada pela sigla P.R., como uma nova escola psicológica que conecta os princípios da psicoterapia e da reencarnação. A técnica explorada e que caracteriza o tratamento com a P.R é a Regressão Terapêutica que acontece em consultório, de forma muito humanizada e ética por parte do psicoterapeuta com a pessoa que busca esse tratamento. Logo, a Regressão, ou seja, a Investigação do Inconsciente (IdI) como atualmente é manifestada, é o acesso a vidas passadas (encarnações passadas), a fatos, a situações desta vida mesmo, que surge do nosso inconsciente espiritual conteúdos, na maioria das vezes, traumáticos e dolorosos que estão tendo ressonâncias ou interferências na nossa vida atual, na nossa atual encarnação os quais geram inúmeras neuroses e desajustes emocionais.
2) Porque ela é chamada terapia da Reforma Íntima?
Jaque B Viacelli Custódio - A Psicoterapia Reencarnacionista é caracterizada por ajudar as pessoas a recordarem como eram em suas vidas passadas, mostrando, então, seu padrão comportamental secular ou milenar, para comparar-se como são hoje, e assim, perceber o que devem melhorar, transformar-se, reformar-se. Essa busca traz o entendimento da Personalidade Congênita onde encontramos a chave, o ponto certo para a Reforma Íntima do seu ser! É a busca da purificação, em cada encarnação, que necessita saber onde devemos realizar a Reforma Íntima. Assim, existe uma limpeza dos pensamentos e sentimentos inferiores e negativos e isso só pode ser feito aqui, no convívio com os gatilhos e armadilhas terrenas. Quando isso acontece o AMOR prevalece, e é exatamente isso que a P.R. deseja que cada pessoa realize, para sentir-se livre, em paz, com bons pensamentos, olhando pra si com carinho.
3) Psicoterapia Reencarnacionista é considerada um tratamento psicoterapêutico? Por quanto tempo esse tratamento é realizado?
Jaque B Viacelli Custódio - Sim, a Psicoterapia Reencarnacionista é considerada um tratamento psicoterapêutico e isso, também, é a principal diferença das demais terapias, e um dos pontos mais importantes desta terapia, trazendo o entendimento das questões trabalhadas. Muitas terapias trabalham com alguns tipos de desconexões, com desligamentos de alguns pontos focais, trabalham também com o entendimento de algumas situações e, o que me encanta na P.R. é justamente a questão que, através da IdI as pessoas se desconectam de situações do passado que estão interferindo no atual momento da vida e, ainda, passam a entender sua personalidade congênita, entendem os padrões que estão repetindo, o que acontece: Quando eu me desconecto de algumas situações eu já sinto um alívio, mas, se eu não buscar a mudança de raciocínio, se eu não passo a entender, a enxergar minha vida e vivenciá-la de uma maneira diferente de como eu vinha fazendo antes, o que acontece? Eu gero novamente os mesmos padrões, construindo novamente os mesmos problemas, as mesmas doenças. Uma coisa é eu entender o que eu preciso modificar e a outra é, modificar. É colocar essas mudanças em prática. Uma coisa é eu desconectar de situações do passado, PORQUE foram geradas por um determinado comportamento. Se eu não modifico o comportamento, no futuro eu volto a gerar as mesmas circunstâncias. Esse SE TORNA UM dos grande diferenciais da PR. Nós temos o entendimento através da IdI, de tudo aquilo que precisamos corrigir, melhorar, mas nós temos a parte psicoterápica que é onde o profissional vai auxiliar as pessoas a ter o entendimento e a fazer as mudanças comportamentais, as mudanças de raciocínio, fazer o contra raciocínio pra começar a entender sua vida de uma outra forma, de um ponto de vista diferente e só, então, ter atitudes diferenciadas e construir uma nova trajetória, uma nova rota, um novo caminho na sua evolução.
O tratamento com a Psicoterapia Reencarnacionista tem a duração de alguns meses ou anos incluindo consultas semanais, a cada 10 dias ou quinzenais e 4 ou 5 Sessões de Investigação do Inconsciente. Mas, depende muito... Ou seja, não apenas sessões de Investigação do Inconsciente e, sim, conversas a esse respeito.
4) Quais as principais indicações da Psicoterapia Reencarnacionista, quero dizer, quando se deve procurar por ela?
Jaque B Viacelli Custódio - A Psicoterapia Reencarnacionista é uma terapia muito amorosa. É a terapia da “Reforma “Íntima”. Então, sempre deve ser procurada por todos nós quando se trata de nossa vida para realmente aprendermos a aproveitar essa encarnação no sentido da evolução espiritual, além de podermos melhorar muito ou curar as Fobias, o Transtorno do Pânico, as Depressões severas, as Dores Físicas de difícil tratamento, como a Fibromialgia, por exemplo, dores de cabeça (enxaqueca), eliminarmos sentimentos profundos de solidão, de abandono, as tristezas sem causa aparente, medos, insegurança, infertilidade, etc. O Tratamento com a P.R. e a Investigação do Inconsciente também é destinado para a realização de Terapia em adultos, Terapia em adolescentes, Terapia em crianças (com Investigações do Inconsciente na criança ou em um dos pais ou outro parente – à distância), Terapia de casal, Terapia para pais, Terapia para velhos e Terapia para família. Enfim, são inúmeras as indicações.
5) Li que muitas pessoas que buscam essa técnica para curar fobias, dores crônicas ou doenças que tem desde a infância, poderia falar sobre isso?
Jaque B Viacelli Custódio - A P.R., possui uma visão reencarnacionista, o que difere da visão tradicional. Por exemplo: Segundo a Psicologia, a vida inicia na infância, sendo esta a visão tradicional. Já, pela visão reencarnacionista, a infância deixa de ser considerada o início da vida e passa a ser vista como a continuação de vida sucessivas.
Partindo deste princípio, podemos dizer que essas curas estão relacionadas a questões do passado e, identificando a causa, encontram explicação para os sintomas. Por exemplo: Existe vários tipos de fobia, fobia por animais, por pessoas, por lugares escuros, por tempestades, por lugares altos, por sangue, por afogamento, por hipocondria, por medo se julgamentos, por passar vergonha, por timidez na infância. Quando uma pessoa tem fobia de lugares fechados, e entra em pânico dentro de um elevador, começa a ficar nervoso, a suar, quer sair dali a qualquer custo, começa a gritar, alguém pode lhe dizer: Fulano, é só um elevador, te acalma! Não adianta, não é no elevador que ela está no momento, é um buraco em uma vida passada em que ficou muito tempo presa, é num desabamento, num soterramento onde morreu, enfim, ela está em pânico em um lugar fechado em outra encarnação! E pode ser desligada daquela situação através da “IdI”, através da meditação, acessando a situação, recordando-a, até o seu final, até tudo ter passado e ela estar bem, de sua maneira aquela situação a incomoda.
6) A pessoas ficam conscientes enquanto faz o tratamento com a P.R. ou existe algum tipo de hipnose?
Jaque B Viacelli Custódio - Sim. Toda Investigação do Inconsciente é realizada conscientemente pelo paciente. É um processo meditativo. O paciente é conduzido a um relaxamento e este relaxamento o induz a uma elevação de consciência, a qual acontece o processo regressivo. Ao finalizar a Investigação do Inconsciente, o paciente se lembra de tudo e, o mais importante, podendo se desligar de situações traumáticas do seu passado e/ou recordar como era em suas vidas passadas (padrão comportamental) para comparar-se como são hoje e percebe, então, no que deve melhorar, transformar-se, reformar-se. Sendo assim, a Psicoterapia Reencarnacionista não usa hipnose ou outras técnicas para realizar a Investigação do Inconsciente.
7) Preciso ser espírita ou acreditar em reencarnação para fazer esse tipo de tratamento?
Jaque B Viacelli Custódio - Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem e tem curiosidade! É um assunto muito profundo e tem muitas vertentes. Mas, muitas pessoas pensam que para iniciar um tratamento com a P.R. é necessário ser espírita ou acreditar em reencarnação. E, na verdade não. A Psicoterapia Reencarnacionista apoia-se na crença da reencarnação, aprofundando-se na espiritualidade. E, a espiritualidade se manifesta na propensão humana a buscar o significado para a vida, por meio de conceitos que transcendem o tangível. Ou seja, a procura do sentido de conexão, de algo maior que si próprio.
As pessoas que nos procuram são sempre incentivadas a buscar o melhor para sua CURA seja qual for o aspecto em questão. Independente da religião a PR é um divisor de águas na vida das pessoas e sinaliza a elas a CURA. Em todas as religiões clássicas ou tradicionais há uma essência para o despertar da espiritualidade. O maior objetivo das pessoas espiritualizadas é o AMOR incondicional, sem apego, sem crítica ou julgamento como é a P.R. Se pode ajudar, porque não tentar!!!
A todos, muita luz, paz, amor e saúde.
Jaquel B Viacelli Custódio
Psicoterapeuta Reencarnacionista
ABPR - 3941
COMENTÁRIOS