Cuidados com a saúde ocular no inverno
O tempo seco, característico do inverno, somado com a poluição das grandes cidades não agravam só os problemas respiratórios. Estes fatores também podem afetar a saúde ocular. Saiba como evitar as alergias oculares e outras doenças oftalmológicas.
Como evitar problemas
· Evite compartilhar objetos pessoais
· Não compartilhe objetos como toalhas, lenços ou maquiagens. Esta prática contribui para o aumento de infecções, conjuntivites, terçol e micoses. Deixe esses objetos apenas para uso próprio.
· Prefira ambientes abertos
· Ambientes refrigerados contribuem com o ressecamento dos olhos e isso se acentua em dias frios. Se tiver necessidade de usar o ar condicionado, mantenha os filtros sempre limpos da maneira descrita no manual.
· Mantenha as roupas de cama limpas
· Manter as roupas sempre limpas e trocá-las com frequência é fundamental para evitar diversos problemas, especialmente os oculares e dermatológicos. Os travesseiros são grandes transmissores de fungos e bactérias, por isso é importante mantê-los sempre higienizados e fazer a troca das fronhas semanalmente. Também é importante lavar e higienizar cortinas, tapetes e cobertores, com um espaço maior de tempo pelos mesmos motivos.
· Lave as mãos
· Mãos limpas diminuem as chances de conjuntivites virais se proliferarem. Como a superfície ocular fica diretamente exposta a agentes infecciosos, higienizando as mãos, o risco de bactérias chegarem aos olhos é baixo, um ato simples que faz muita diferença. Também evite coçar os olhos.
· Use óculos de sol
· Mesmo em dias frios e nublados, a incidência dos raios solares é alta, por isso, lembre-se de usar óculos de proteção. Uma boa lente protegerá seus olhos dos principais efeitos causados pela radiação e luminosidade.
Thais Eloy
revista@editoraexito.com.br
COMENTÁRIOS