Passo a passo para ser um bom vendedor
Não basta investir apenas em marketing. Publicidade, ponto de venda, vitrine, redes sociais, tudo isso é ótimo e ajuda muito a dar aquela impulsionada nas vendas, mas é preciso ir além dos números e desenvolver uma cultura consciente de práticas e atitudes que auxiliem na melhora das habilidades dos vendedores.
Afinal, nenhum produto se vende sozinho.
Com a chegada do final de ano, após uma das datas de vendas mais famosas do mundo – a conhecida Black Friday –, uma tentativa de retomada do comércio pós fechamentos necessários pela pandemia de Covid-19 e depois do período de Natal, a garantia de boas vendas é uma necessidade neste momento.
Porém, apesar do maior apelo ser direcionado ao consumidor – com propagandas, promoções, descontos –, é preciso entender que boas vendas também passam por bons vendedores.
Nesse caso, internamente, é necessário considerar a importância de um diálogo direto e realista com os vendedores do seu negócio.
É preciso ir além dos números e desenvolver uma cultura consciente de práticas e atitudes que auxiliem na melhora das habilidades dos vendedores. Para colaborar com o aprimoramento dos vendedores, a Êxito traz algumas dicas que podem fazer a diferença na difícil batalha de conquista pelo consumidor.
Organização e Aprendizado
Engana-se quem acredita que a venda deve acontecer de forma espontânea, sem um certo planejamento. Contudo, para que uma venda seja mais assertiva, definir um processo é importante.
Inclusive, essa proposta passa pela necessidade de aprendizado contínuo por parte do vendedor. Conhecer o perfildo seu cliente, entender do mercado no qual o produto/serviço está inserido, antever problemas ou questionamentos que podem ser feitos pelo consumidor no momento da compra. É aliar o conhecimento sobre o produto (com explicação sobre dúvidas e até aconselhamento de como desfrutar da melhor maneira do produto adquirido) com o entendimento de como age e pensa o cliente (o perfil de quem está consumindo).
Escuta ativa
É muito importante saber ouvir! Pode parecer paradoxal, já que tradicionalmente a conversa seria apenas para convencer o cliente da venda. Mas, ao se colocar na posição de quem tem muito para ouvir, cria-se uma conexão e um conhecimento maior das reais necessidades. Além disso, o vendedor passa a conhecer profundamente o seu consumidor, o que permite o direcionamento de produtos mais adequados com aquilo que ele deseja.
Comunicação direta
Não tem nada pior do que conversar com alguém e não entender de forma rápida e simples o que ele está falando. Pensando no cenário das vendas, uma situação dessas pode impedir que alguém compre um serviço e/ou produto simplesmente por não conseguir entender o que está sendo explicado pelo vendedor.
Por isso, cabe ao vendedor desenvolver sempre uma comunicação direta, simples, objetiva, acessível. Nada de palavras difíceis ou de frases com explicações muito longas. É preciso que o seu interlocutor entenda a ideia transmitida de maneira rápida.
Metas possíveis
Um bom motivador para as vendas pode ser com a colocação de metas. Porém, não se trata de metas exageradas e impossíveis de serem atingidas. Isso, pelo contrário, pode causar crises de ansiedade no vendedor que se vê pressionado com um prazo chegando e uma meta tão alta impossível de ser batida.
A proposta aqui é diferente. Estipular uma meta pode funcionar como um estímulo para que você consiga alcançar resultados cada vez maiores. Por isso, as metas precisam ser estipuladas com bases reais e podem ir aumentando, aos poucos, cada vez que uma nova determinação é alcançada.
Pós-venda
Quem acha que o trabalho do vendedor termina na conclusão de uma venda está muito enganado. Lembra da ideia de organizar um processo de vendas? O último quesito a ser elencado deve ser o “pós-venda”.
Depois de conseguir atingir a meta de vender, o vendedor precisa acompanhar como será a relação do consumidor com o serviço e/ou produto. É preciso saber se a pessoa se adaptou, se teve algum problema, se conseguiu atingir o objetivo com aquela compra. No caso de produtos, é necessário ainda acompanhar se eles não deram nenhum problema técnico, se o rendimento está adequado.
Esse comportamento faz com que o cliente confie no vendedor, se sinta mais do que um simples número dentro de um esquema de metas, fazendo com que ele crie um laço com aquela pessoa e volte outra vezes quando precisar de algo. Essa atitude ajuda a fidelizar o cliente, algo muito almejado por quem é do universo das vendas.
Por fim, vale destacar que todas essas dicas não são fixas e podem mudar de acordo com o contexto.
O mais importante é saber que a venda é um processo complexo e que precisa ser pensado como tal. Além disso, a dica que nunca envelhece é: atualize-se!
As mudanças estão cada vez mais rápidas nesse mundo conectado que vivemos, por isso não dá para ficar por fora das novidades, do que está acontecendo. Para o vendedor não é diferente. É preciso sempre estar atento ao que vem se transformando no seu universo de trabalho.
Por Fiama Heloisa
COMENTÁRIOS